Artista transforma protesto em obra executada ao vivo

Publicado em 19/08/2019 às 22:44 por Redação
Reflexão por meio da arte é a proposta do artista plástico Flaviano de Souza, que expõe “Olhares” na galeria do Espaço Cultural do Fórum Lafayette. Além da exposição, na manhã na segunda-feira, dia 19, data em que começa a 14ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, o artista começou a pintura de um painel de mais de dois metros quadrados, por meio do qual pretende sensibilizar o público e promover a reflexão sobre o papel social da mulher brasileira.

Flaviano de Souza acredita que a arte é mais um canal de transformação da sociedade, e é por meio dela que pretende, a cada olhar lançado e extraído da tela, deixar sua marca, seu grito de indignação e repúdio contra esse mal, a violência contra a mulher, que afeta toda a humanidade.
A figura central pintada por Flaviano simboliza a busca da mulher pelo controle sobre si mesma

Refletindo sobre o papel da mulher no Brasil, desde o início da sociedade patriarcal e escravagista brasileira até os dias atuais, o artista pretende retratar, por meio das cores, perspectivas e formas de uma mulher multifacetada, as correntes que ainda aprisionam o corpo feminino. Para ele, a mulher que sofre violência está sequestrada de si mesma, razão pela qual a figura central da tela simboliza a busca de seu centro, do controle sobre si mesma.

O juiz diretor do foro, Christiano Lucas Generoso, em visita à exposição, elogiou a expressividade das figuras retratadas, em especial a atração gerada pelos olhos das personagens. Enquanto executava parte da obra, o artista revelou sua inspiração para o tema da tela e encontrou ressonância nas impressões do juiz diretor. Este refletiu que as mazelas herdadas da sociedade escravista e machista se refletem hoje na violência social e, principalmente, contra as mulheres

O artista permanece em performance durante toda a semana, em meio às suas obras na Galeria de Arte. O painel será doado para o acervo do Espaço Cultural Fórum Lafayette. A galeria fica no hall de entrada do Fórum Lafayette – Av. Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto.

Já a exposição “Olhares” poderá ser visitada até 11 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: site TJMG
PUBLICIDADE

Nota oficial: Piso da Enfermagem Ouro Preto

VEREADORA DAMIRES RINARLLY ENTREGA FERRAMENTAS PROVINDAS DE EMENDA IMPOSITIVA...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Falácia Constitucional: o silêncio ensurdecedor dos governantes sobre o...

Lula faz na COP27 primeiro discurso internacional depois de eleito

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_