MINERAÇÃO NO BOTAFOGO NÃO

Publicado em 23/04/2020 às 11:38 por Redação
A MINERADORA que estão montando em frente ao Botafogo, que vai causar diversos prejuízos. O Padre Marcelo da Basílica do Pilar e falou durante a reunião: MINERAÇÃO AQUI NÃO.

A participação de vários especialistas no assunto, moradores e pessoas de outros distritos também participaram e gritavam em coro: MINERAÇÃO AQUI NÃO. Sei que a empresa LC que convocou os moradores e trouxe como representante a Dra Valéria, acho que não esperava uma participação tão ativa.
Capela de Santo Amaro do Botafogo

CAPELA DE SANTO AMARO UMA DAS MAIS ANTIGAS DE MINAS, LOCALIZADA NO BOTAFOGO EM OURO PRETO. DR. ALEX BOHRER NOS FALA SOBRE SEU VALOR CULTURAL, HISTÓRICO. TEMOS QUE FAZER O TOMBAMENTO DESTA CAPELA E DE VÁRIOS PATRIMÔNIOS DO BOTAFOGO, ASSIM COMO O ECOLÓGICO. DR. ALEX BOHRER ESPECIALISTA NESTE ASSUNTO NO FALA SOBRE A RIQUEZA DESTA CAPELA E O VALOR QUE ELA TEM, INCLUSIVE PARA TODOS NÓS.

Alex Fernandes Bohrer


A Capela de Santo Amaro do Botafogo é uma pequena ermida construída aos pés da Serra de Ouro Preto (ou da Cachoeira), a meio caminho entre Cachoeira do Campo e Ouro Preto. Está num vale profundo, numa região praticamente esquecida já em meados do século XVIII, quando novas estradas foram abertas no outro contraforte da serra, como a de Dom Rodrigo de Meneses, tornando o caminho de Botafogo, sem reparos, inutilizável. Ainda existe, da época, a capelinha, o pequeno adro e poucas casas esparsas, às margens do pequeno regato, afluente do Rio das Velhas.

O templo apresenta o partido característico dos primeiros erguidos em Minas: frontispício triangular simples, duas sacadas de verga reta, uma porta única, sacristia lateral; a sineira quartzítica pende em balanço da fachada, sob o frontão.

Internamente, possui pia de pedra, púlpito único e o retábulo-mor que, pelo estilo, deve ser uma estrutura muito antiga. Essa peça exibe um par de colunas torsas lisas e um arco no arremate, preso por duas aduelas. Os nichos laterais devem ser posteriores.

A exemplo da Capela de Santa Quitéria da Boa Vista, a Capela de Santo Amaro é das mais velhas de Minas e, apesar de não parecer, pelo traçado das estradas atuais, os dois monumentos estão geograficamente próximos, devendo ambos ter o mesmo histórico e contexto de construção. Em agosto, o lugarejo de Santo Amaro do Botafogo recebe uma multidão de devotos na festa do padroeiro.

É, sem dúvida, uma das joias coloniais de Ouro Preto e de Minas Gerais!

PUBLICIDADE

Prefeitura de Ouro Preto e UFOP assinam termo para a construção da UBS do...

Bombeiros participam de mutirões contra dengue em Lafaiete, Congonhas e...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Após invasão bolsonarista criminosa às sedes dos três Poderes, líderes...

Lula faz na COP27 primeiro discurso internacional depois de eleito

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_