Com iniciativa inédita em Minas Gerais, Prefeitura de Ouro Preto monta Centro Avançado de Enfrentamento ao Coronavírus

Publicado em 26/03/2020 às 10:06 por Redação
Centro de Eventos terá 50 leitos para enfrentamento ao Coronavírus Imagem: Ane Souz


Mesmo não havendo até o momento o registro de nenhum caso confirmado de contaminação pelo novo Coronavírus em Ouro Preto, a Prefeitura segue realizando ações que possam contribuir para a prevenção e o combate de uma possível propagação da pandemia no município.

Além de manter a população constantemente informada por meio da divulgação diária de Boletins Epidemiológicos sobre a situação do vírus na cidade, a Prefeitura iniciou na quarta-feira da última semana (dia 18) a adaptação do prédio da antiga Fábrica de Tecidos, onde atualmente funciona o Centro de Eventos e o Parque Tecnológico, para receber pacientes que apresentem um quadro de contaminação e, consequentemente, necessitem ficar isolados.

De acordo com o prefeito Júlio Pimenta, o Centro de Eventos foi o local escolhido para se tornar temporariamente um Centro Avançado de Enfrentamento ao Coronavírus por se tratar de um lugar “mais afastado e que possui uma infraestrutura que nos permitirá oferecer um tratamento adequado aos pacientes”.

O espaço contará com 50 leitos, banheiros, posto médico, enfermarias infantil, feminina e masculina, expurgo e depósito de material de limpeza. Os trabalhos estão em fase final e a expectativa é de que até o início da próxima semana já esteja pronto para acolher pessoas que estejam infectadas.

A convite do prefeito, o médico cardiologista da rede municipal, Dr. Paulo Brandão, esteve no local e avaliou como positiva a iniciativa da Prefeitura, bem como a escolha do lugar. “Fiquei bastante surpreso com o tamanho do local. Constatei a existência de amplos galpões e estamos estudando qual a melhor forma de utilizá-los dentro de um fluxo adequado. Posso afirmar que a instalação desse serviço nesta área mais isolada irá oferecer à comunidade ouro-pretana muito mais segurança”, garantiu.

Segundo declaração concedida pelo secretário de saúde de Ouro Preto, Paulo Xavier, no Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (25), Ouro Preto tem, até o momento, 51 notificações, das quais 47 casos estão sob investigação; quatro foram descartados e não houve nenhuma confirmação. O secretário salientou ainda que a demora na obtenção dos resultados dos casos em investigação se deve à alta demanda recebida pelo laboratório, Fundação Ezequiel Dias (Funded), responsável pela realização dos exames, e que os casos suspeitos estão sendo monitorados pela equipe de Saúde do Município.

Importante lembrar que a utilização de parte do prédio onde estão instalados o Centro de Eventos e o Parque Tecnológico do município para o atendimento de pessoas supostamente contaminadas pelo COVID-19 é temporária. Assim que esta situação estiver completamente superada, este local, que já recepcionou eventos importantes para a cidade, voltará a ser palco de novas atrações.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Peça infanto-juvenil gratuita sobre sustentabilidade estreia em quatro cidades...

Bombeiros participam de mutirões contra dengue em Lafaiete, Congonhas e...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Consórcio liderado pela EPR vence leilão da BR-040

Atores da série Grey’s Anatomy aderem à campanha #EleNão

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_