Ouro Preto é finalista do prêmio Otimiza em 2019

Publicado em 29/05/2019 às 21:33 por Redação
Texto: Larissa Chaves As ações executadas pela Prefeitura de Ouro Preto visando a melhoria nos rendimentos da cidade colocou o Município entre os dez finalistas do prêmio Otimiza em 2019. Huaman Xavier Pinto Coelho, secretário de Fazenda de Ouro Preto, enviou o projeto de inscrição indicando as práticas de boa gestão desempenhadas pelo município, o qual foi aceito a agora é o único mineiro classificado.

O Otimiza é uma ferramenta online, sem fins lucrativos, que faz parte do Portal Meu Município e busca facilitar o planejamento a partir de uma análise intensa da atual situação dos municípios. Através de dicas e recomendações, o portal fornece ajuda ao gestor na tomada de decisões e faz recomendações específicas para cada contexto. Já o Prêmio Otimiza foi criado para reconhecer projetos de melhoria da arrecadação que tenham impactado na localidade e que foram inspirados pela ferramenta Otimiza.

A inscrição de Ouro Preto neste ano foi feita com o projeto intitulado “Superando a dependência da mineração em Ouro Preto/MG”. O secretário de Fazenda afirmou que as medidas foram necessárias e benéficas para o Município em um momento de queda na receita por causa da mineração. Entre as ações, está o aumento da equipe de cobrança de dívidas de grandes devedores e o combate à sonegação de impostos.

Huaman falou também de outra ideia indicada pela ferramenta Otimiza e que está sendo implementada na cidade. O projeto consiste na captura de imagens aéreas para identificar possíveis terrenos que não estão cadastrados na Prefeitura e, portanto, não pagam IPTU. Com essa identificação, será possível atualizar os mapas, e assim, gerar aumento na receita.

Junto com Ouro Preto, municípios como Serra Talhada-PE e Bento Gonçalves-RS, fazem parte dos dez finalistas do Prêmio Otimiza. O primeiro colocado ganhará uma viagem internacional para conhecer mais sobre inovação no setor público. Os vencedores serão premiados em evento nacional que acontecerá em São Paulo, previsto para ocorrer até julho deste ano.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Prefeitura mantém subsídio e tarifas do transporte coletivo não serão...

Reunião pública expõe entraves na transferência do serviço de hemodiálise...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Consórcio liderado pela EPR vence leilão da BR-040

Encontro Transições: Como Lidar com sua dor emocional

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_