Artista transforma protesto em obra executada ao vivo

Publicado em 19/08/2019 às 22:44 por Redação
Reflexão por meio da arte é a proposta do artista plástico Flaviano de Souza, que expõe “Olhares” na galeria do Espaço Cultural do Fórum Lafayette. Além da exposição, na manhã na segunda-feira, dia 19, data em que começa a 14ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, o artista começou a pintura de um painel de mais de dois metros quadrados, por meio do qual pretende sensibilizar o público e promover a reflexão sobre o papel social da mulher brasileira.

Flaviano de Souza acredita que a arte é mais um canal de transformação da sociedade, e é por meio dela que pretende, a cada olhar lançado e extraído da tela, deixar sua marca, seu grito de indignação e repúdio contra esse mal, a violência contra a mulher, que afeta toda a humanidade.
A figura central pintada por Flaviano simboliza a busca da mulher pelo controle sobre si mesma

Refletindo sobre o papel da mulher no Brasil, desde o início da sociedade patriarcal e escravagista brasileira até os dias atuais, o artista pretende retratar, por meio das cores, perspectivas e formas de uma mulher multifacetada, as correntes que ainda aprisionam o corpo feminino. Para ele, a mulher que sofre violência está sequestrada de si mesma, razão pela qual a figura central da tela simboliza a busca de seu centro, do controle sobre si mesma.

O juiz diretor do foro, Christiano Lucas Generoso, em visita à exposição, elogiou a expressividade das figuras retratadas, em especial a atração gerada pelos olhos das personagens. Enquanto executava parte da obra, o artista revelou sua inspiração para o tema da tela e encontrou ressonância nas impressões do juiz diretor. Este refletiu que as mazelas herdadas da sociedade escravista e machista se refletem hoje na violência social e, principalmente, contra as mulheres

O artista permanece em performance durante toda a semana, em meio às suas obras na Galeria de Arte. O painel será doado para o acervo do Espaço Cultural Fórum Lafayette. A galeria fica no hall de entrada do Fórum Lafayette – Av. Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto.

Já a exposição “Olhares” poderá ser visitada até 11 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: site TJMG
PUBLICIDADE

Primeira etapa de obras da restauração da Matriz de Glaura será entregue...

Acordo pode viabilizar retomada de obra da creche do Bela Vista


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Governo conta votos no Senado para garantir Eduardo Bolsonaro em embaixada

Saiba como investir em bitcoin, moeda mais valorizada no mercado mundial

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_