Inauguração de mosaico marca início das festividades na Basílica do Sagrado Coração de Jesus

Publicado em 19/06/2019 às 13:02 por Redação
No período de 19 a 30 de junho a comunidade católica de Conselheiro Lafaiete se prepara para as solenidades em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Celebrações eucarísticas, procissões, a tradicional novena e a entronização nos lares, através de rádios locais, fazem parte da programação realizada pelo Santuário Arquidiocesano da Basílica do Sagrado Coração de Jesus. “É um momento de festa para o povo lafaietense.

Afinal, independentemente da religião, quem nunca ouviu falar da entronização, não é verdade? Toda a cidade se une durante os nove dias da novena e os três dias da festa, para comemorar as bênçãos que o Sagrado Coração de Jesus derrama sobre a cidade. São muitos os pedidos, muitos os agradecimentos de fiéis que, durante este período, se dirigem até a Basílica”, diz o Pároco e Reitor Marcos Macário Mendes.

As comemorações em honra ao Sagrado Coração de Jesus surgiram com a criação da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no ano de 1965. A prática foi introduzida pelo Monsenhor Hermenegildo que construiu a Basílica e criou iniciativas com o intuito de difundir em todo o Estado de Minas Gerais a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Entre elas, a realização da Cerimônia da Entronização – que acontece até os dias atuais. Essa cerimônia tem o intuito de reunir as famílias em um momento íntimo de oração e faz parte do calendário municipal como feriado local.

A expectativa é grande para o aumento da participação dos fiéis em relação ao último ano, pois além de uma intensa divulgação que está sendo feita pelas redes sociais, haverá a inauguração de obras durante a novena: o grande mosaico e também a Capela da Reconciliação, que será um novo espaço para o atendimento das confissões na Basílica.

Programação



Neste primeiro dia de programação haverá nesta quarta-feira celebrações de missas e novena às 7h, às 15h e 19h. A missa da noite marcará a abertura oficial da solenidade e a inauguração do mosaico do altar da Basílica.

Durante o período de novena haverá missas às 7h, 15h e 19h.

Na próxima quinta-feira, 20 de junho, Dia de Corpus Christi haverá procissão eucarística às 5h30. À chegada, benção do Santíssimo Sacramento, missa e novena. Também serão celebradas missas e novena às 15h e 19h.

O ponto alto da programação é o dia 28 quando ocorre a solene entronização dos sagrados corações de Jesus e Maria nos lares.

Michele Carvalho Jornalista
PUBLICIDADE

Prefeitura de Ouro Preto e UFOP assinam termo para a construção da UBS do...

Lafaiete receberá apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Após invasão bolsonarista criminosa às sedes dos três Poderes, líderes...

Mulheres vítimas do feminicidio, vítimas de si mesmas...

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_