Na manhã desta segunda-feira (23/08), aconteceu em diversos municípios da 13ª Região da Polícia Militar, o lançamento da Operação Maria da Penha. Os militares realizaram blitz educativa e abordagens a pedestres com entrega de dicas contendo orientações sobre a violência doméstica.
O objetivo da operação é o enfrentamento à violência contra a mulher, com foco no atendimento adequado aos casos emergenciais prevenindo, através do atendimento do telefone 190, os casos de reincidência e/ou de maior gravidade, além de fomentar nas instituições envolvidas a importância do atendimento integral, padronização e formalização das ações relacionadas à violência contra a mulher, proporcionando mudança na sua eficiência e na qualidade.
A Operação Maria da Penha acontece em todos os estados do país sob a coordenação da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, conforme previsão do Plano de Ações Integradas de Proteção a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar. As ações serão integradas com outros órgãos como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, entre outros.
As ações da Operação Maria da Penha acontecem até o dia 20 de setembro.
Ação social
Em Barbacena, a Polícia Militar, em conjunto com outros órgãos, promoveu uma ação social no centro da cidade para mobilizar a população em relação à campanha “Agosto Lilás”.
Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.
Colaboradores do jornal impresso e do site: Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)