Prefeitura de Ouro Preto desapropria Casarão do Vira Saia.
Publicado em 08/04/2022 às 20:13 por Redação
A ação possibilitará a recuperação estrutural do prédio e novas utilizações do espaço.
Um dos mais importantes e conhecidos casarões de Ouro Preto foi desapropriado pela atual gestão municipal. O Vira Saia, um dos monumentos históricos e culturais da cidade, vem há anos sofrendo com problemas em sua estrutura. Com a posse, a Prefeitura irá tratar da recuperação de forma integral, ressignificando o uso do local, que passará a ser abrigo da creche Dona Hermínia e da Casa de Cultura e Arte Popular.
O executivo municipal desde o começo de 2021 iniciou o processo jurídico de análise de interesse na aquisição do casarão. Após a realização de todas as tratativas legais para a desapropriação, houve a publicação do Decreto 6.251, em 14 de outubro do ano passado, ajuizando a ação.
A casa localizada na Ladeira de Santa Efigênia pertenceu ao lendário Antônio Francisco Alves, no século XVIII. O famoso Vira Saia é visto por alguns como o Robin Hood das Gerais, a quem se atribuem diversos saques cometidos contra a coroa portuguesa em favor dos mais necessitados. Agora o casarão que leva o nome de um provável bem feitor poderá ajudar as famílias que precisam de um espaço seguro para deixar seus filhos durante a jornada de trabalho e espalhar ainda mais cultura e arte por toda a cidade.
#pmop
O TRIBUNA LIVRE
Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.
Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)
REDES SOCIAIS
Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.