Campanha de vacinação contra Brucelose melhora vida reprodutiva dos animais

Publicado em 23/02/2020 às 10:50 por Redação
Por Karina Peres

A Campanha de Vacinação contra a Brucelose retornou em janeiro e já visitou diversos distritos. Na terça-feira (18), ela foi realizada em Bandeirantes e imunizou mais de 10 bezerras.

O produtor Antônio Fernandes da Costa Júnior, proprietário da Fazenda Olaria, é atendido pela campanha de vacinação contra a Brucelose há mais de 5 anos. Ele afirmou que graças as vacinas nunca teve casos da doença no rebanho e ainda salientou que ela previne o aborto no animais.

Segundo o veterinário responsável pela campanha, Leonardo Faria Santos, isso acontece porque a bactéria Brucella abortus, que causa a Brucelose, leva as fêmeas a abortarem suas crias. Dessa forma, a vacinação garante uma vida reprodutiva melhor para as fêmeas bovinas.

Leonardo explicou que o foco da vacinação é nas fêmeas pelo fato de que a bactéria é transmitida geneticamente da vaca para o bezerro. Além disso, a imunização acontece nas bezerras de 3 a 8 meses de idade pois segundo o veterinário, é nessa idade que as fêmeas estão saindo do período de imunidade passiva (adquirida da mãe) e indo para uma imunidade ativa, dessa forma, a vacinação reforça os anticorpos das bezerras. Após serem vacinadas, as bezerras recebem uma marcação que segue uma nova regularização do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária).

Brucelose - É uma doença causada por bactérias e pode ser transmitida para os homens por meio de contato com animais infectados ou com produtos derivados do mesmo, como o leite. Por isso, a vacinação é tão importante para o controle da doença.

Se você é produtor rural e possui bezerras de 3 a 8 meses de idade que ainda não foram imunizadas, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural que está localizada no Centro de Convenções - Praça JK, sem nº. Ou entre em contato pelo telefone: 3558-4173.

FOTO: KARINA PERES l PREFEITURA DE MARIANA

Fonte: Prefeitura Municipal de Mariana
PUBLICIDADE

Ouro Preto é sucesso em números de visitantes e de público nas atrações da...

Lafaiete poderá ter decreto de fechamento de estabelecimentos comerciais


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Projeto propõe critérios iguais para doadores de sangue

Saiba como investir em bitcoin, moeda mais valorizada no mercado mundial

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_