Está chegando o Natal Luz de Ouro Preto!

Publicado em 07/11/2022 às 10:18 por Redação

O evento será inaugurado no dia 12 de novembro e terá várias atrações culturais e gastronômicas


Imagem: Divulgação Natal Luz de Ouro Preto

Nesta quinta-feira, 3 de novembro, a Praça Tiradentes começou a receber as estruturas do Natal Luz de Ouro Preto. O evento, cujo tema é “História e Magia”, acontece de 12 de novembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. As ruas históricas serão decoradas com luzes e a cidade terá atrações que prometem emocionar moradores e turistas. Algumas das principais atrações são a grande árvore de natal, com altura superior a oito andares, que será montada em frente ao Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes; a Casa do Noel; e a Vila do Artesanato, na Casa de Gonzaga. O Natal Luz de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e do Grupo Oliveira Costa, com produção da Holofote Comunicação e Cultura. O evento tem patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura.

A programação também contará com apresentações teatrais, cortejo natalino na Praça Tiradentes, Natal Literário, Circuito Cine Natal Luz e o encontro de Folia de Reis, fechando o evento.

No dia 12 de novembro, sábado, às 19 horas, haverá a cerimônia de inauguração da Casa do Papai Noel e da Vila do Artesanato na Casa de Gonzaga com apresentação do Barroco Jazz Band e Pastorinhas de Ouro Preto. Em seguida, vai acontecer o cortejo com a Fanfarra Juventina Drummond até a Praça Tiradentes para o Grande Acendimento das Luzes de Natal, com apresentação da Orquestra, Coral da Escola de Música Padre Simões e participação especial do embaixador do Natal Luz de Ouro Preto: o artista, Eriberto Leão, que vai ser o responsável por divulgar o evento por todos os cantos do país. "Eu fui convidado para ser o embaixador do Natal Luz de Ouro Preto e claro que eu disse sim para esse importante evento. Para mim, é uma grande honra, pois Ouro Preto é uma das cidades mais importantes do país. Cidade que leva o título de patrimônio mundial. E eu estou pronto como embaixador para levar a mensagem desse lindo projeto para todo o Brasil", declarou o artista.

O prefeito de Ouro Preto falou desse evento, que promete atrair moradores e turistas a passear pelas ruas iluminadas pelas luzes de natal. “Uma das mais belas realizações natalinas do país está prevista para Ouro Preto. Nossa cidade, que é Patrimônio Mundial, ganha mais luzes e vai ‘rebrilhar’ com um Natal sensacional como nunca se viu”, ressaltou o prefeito.

Mais detalhes da programação



. De 16 a 18, e de 21 a 25 de novembro, haverá apresentação teatral para os alunos das escolas municipais de Ouro Preto, na Biblioteca Pública Municipal.

. Durante os finais de semana, o Papai Noel e a Mamãe Noel recebem o público na Casa do Papai Noel, com o funcionamento da Vila do Artesanato com exposição de produtos variados de artesãs de Ouro Preto e distritos, além de apresentação de atrações artísticas.

. Dia 20 de novembro, domingo, haverá Praça Gastronômica do Natal Luz, na Praça Tiradentes, celebrando o Dia Nacional da Consciência Negra com diversas apresentações. Além disso, haverá transmissão da Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo do Qatar em um telão de led instalado na Praça Gastronômica. As celebrações do Dia da Consciência Negra serão realizadas em parceria com a Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia (Amirei).

. A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) também fará parte da programação com a 50ª edição do Concurso Nacional de Presépios. A abertura da exposição será no dia 7 de dezembro, na Faop do bairro Rosário, com a presença do Grupo de Pastorinhas do Padre Faria e Orquestra do Rosário. A exposição acontece até o dia 6 de janeiro de 2023.

. Para finalizar a programação, no dia 7 de janeiro de 2023 (sábado), será realizado o Encontro de Folia de Reis.

O Natal Luz de Ouro Preto fecha o Ano da Mineiridade e abre as comemorações do bicentenário de elevação de Vila Rica a Imperial Cidade. Veja a programação completa do evento no link: Programação Natal Luz de Ouro Preto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Associação do Grupo da Terceira Idade de Ouro Preto recebe, da Prefeitura,...

Atraso em divulgação de resultado da Lei Paulo Gustavo prejudica setor...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Excesso Produtivo

As palavras também machucam

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_