Museu Casa dos Inconfidentes tem ótima avaliação de visitantes

Publicado em 13/02/2019 às 12:24 por Redação
Em 2018, o Museu Casa dos Inconfidentes recebeu 4042 visitantes e realizou ações educativas com 410 pessoas da comunidade ouro-pretana.

A Casa dos encontros, segredos e planos dos Inconfidentes. É um lugar que não é no centro, mas que você DEVE ir... Por lá passaram todos os inconfidentes e seus planos e anseios de liberdade... As paredes vertem história, contadas de forma majestosa pelo Sr. Beto, que nos fez mergulhar na história daquele lugar, na vida dos Inconfidentes, os quais têm suas histórias ali retratadas, além de nos dar uma aula sobre os móveis e os costumes daquela época”, Régis Immich.

Incrível!! Apesar da classificação “família (crianças pequenas)”, o local é ideal para todos e quaisquer viajantes que desejem conhecer um pouco mais da história brasileira. Ouro Preto respira história, e esse passeio não difere do resto da cidade. Os guias da casa são altamente preparados para fazer uma visita altamente informativa e interessante”, Renato A.

Excelente vista! A casa é bem surpreendente e tenta nos levar um pouco a como era na época da Inconfidência. O guia é muito bom e passa muita informação, além disso, a casa tem uma bela vista”, Marcela Permuy.

Com nota 4,5 em um total de 5 pontos, não é à toa que o Museu Casa dos Inconfidentes, único museu municipal em Ouro Preto, ganhou Certificado de Excelência do site TripAdvisor. O selo é concedido às acomodações, atrações e restaurantes que recebem avaliações excelentes dos viajantes com frequência. E neste quesito, o Museu tá sobrando vantagem: foram nada menos que 173 avaliações excelentes: 70% de todas as avaliações recebidas pela Casa no site.

Conhecida como Chácara dos Inconfidentes desde o século XIX, por meio da tradição oral, a sede do Museu firmou-se como um dos locais a abrigar as reuniões dos inconfidentes e, embora não existam documentos que comprovem essa afirmativa, sabe-se que ela pertenceu a José Álvares Maciel, capitão-mor de Vila Rica, pai e sogro de dois dos principais envolvidos na Inconfidência: José Álvares Maciel e Francisco de Paula Freire. Além de toda a história da casa e de uma das vistas mais bonitas de Ouro Preto, o museu expõe uma coleção de mobílias, artefatos e objetos de devoção.

Afora o trabalho de visitação, a equipe municipal responsável pela Casa também realiza ações educativas gratuitas para a comunidade, como oficinas de bordado, exposições temporárias, Semana de Museus, programação especial de férias, Primavera de Museus e Semana da Criança, entre outras.

As inscrições para as oficinas de bordado acontecem sempre em dezembro e as aulas são semanais a partir de março. Já o restante das atrações é realizado de acordo com a demanda. Entre os principais públicos estão as escolas do Município. Neste caso, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 31 3559-2739 e agendar uma visita ou uma ação educativa junto com a organização do Museu.

Serviço:


Localização: Rua Engenheiro Correa, s/n, Vila Aparecida.
Entrada gratuita
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 10h às 16h.
Informações adicionais: possui estacionamento gratuito aos visitantes.
Facebook: @museucasadosinconfidentes
Telefone: 31 3559-2739
PUBLICIDADE

Professor do IFMG campus Ouro Preto é agredido e encontrado inconsciente...

PM e Civil fazem operação conjunta nesta terça em Lafaiete

COTAÇÃO HOJE

Jornalista Ricardo Boechat morre nesta segunda-feira em queda de helicóptero

Mulheres vítimas do feminicidio, vítimas de si mesmas...

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_