Ouro Preto começa os batuques nas ladeiras históricas com os ensaios de Carnaval do Bloco Zé Pereira

Publicado em 18/01/2020 às 11:28 por Redação

Cortejo do bloco Zé Pereira pelas ladeiras históricas Imagem: Ane Souz

Ao som dos clarins e da batucada, os catitões que representam personagens do folclore ouro-pretano, sobem e descem as ladeiras levando todos os foliões a agitar na batida do Tum, Tum, Tum,Tum!. É o bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios que abre o carnaval, no próximo domingo, 19, com os ensaios que antecipam a festa!

O bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios é a mais antiga agremiação em atividade no Brasil, possuindo 153 anos de história e é uma das atrações mais esperadas no Carnaval de Ouro Preto.

A sede do bloco é localizada no lado dos “Jacubas”, no bairro Antônio Dias, e moradores da comunidade participam efetivamente desde os ensaios até os dias de folia, levando os bonecos e tocando os instrumentos musicais. A bateria é peça fundamental para o imaginário coletivo, que em sua batida fúnebre, reverbera nas montanhas da antiga Vila Rica. É o toque singular que representa o bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios.

As preparações já se iniciam logo após o aniversário do bloco, no dia primeiro de janeiro, fazendo manutenção nos instrumentos e nos bonecos que são feitos de papel machê e recebem um cuidado especial. O presidente do bloco, Arthur Carneiro, fala como é a organização para o carnaval: “a gente já virou a chave de fato pro carnaval, é um período de muitos ensaios e ao mesmo tempo, fazemos a restauração dos 11 (onze) bonecos. E todo ano tentamos trazer algumas mudanças, alguma novidade, alguma mudança nos acessórios, ou algo assim”, declara Arthur.

Os ensaios começam neste domingo, 19/01, às 20 horas, e seguem todo o trajeto como nos cortejos que ocorrem o carnaval: Saída da sede (Rua Santa Efigênia), passando pelo Largo do Marília, Rua Bernardo Vasconcelos, Rua Cláudio Manoel (Rua do ouvidor) até a Praça Tiradentes. Com o retorno para a sede pelo mesmo trajeto.

A partir dos ensaios do bloco Zé Pereira dos Lacaios, o Carnaval Patrimônio 2020 abre alas para a alegria invadir toda a cidade. Com o tema “Entre Jacubas e Mocotós”, o carnaval de Ouro Preto se inicia no lado Jacubas, e começa a movimentar a cidade para folia, como referencia o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra: “O Zé Pereira é o bloco carnavalesco que nos mata de orgulho, tendo hoje um trabalho magnífico do presidente Arthur, que conseguiu resgatar as antigas tradições do bloco, dando também um ânimo novo, com uma equipe jovem e competente. E cada ano vem com uma novidade e já começando a movimentar a cidade no mês de janeiro, cheio de alegria de cores, nas ladeiras de Ouro Preto”, destaca, Felipe Guerra.

Venha fazer o cortejo com o Bloco Zé Pereira dos Lacaios nos ensaios de Carnaval nas datas: 19/01, 02/02 e 16/02/2020, às 20 horas, com saída da sede do bloco, no bairro Antônio Dias!

Para quem quiser se vestir de capetinhas (cariás) e participar do cortejo do bloco durante o Carnaval, basta demonstrar interesse via redes sociais, nos endereços: @zepereiraoficial, no facebook e @zepereira.oficial no instagram. Entre na folia! É o Carnaval Patrimônio 2020 de Ouro Preto – MG.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Homem é preso suspeito de matar esposa com pé de cabra em Ouro Preto

Bombeiros participam de mutirões contra dengue em Lafaiete, Congonhas e...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Prefeituras já podem realizar o cadastro de taxistas para receber auxílio

Encontro Transições: Como Lidar com sua dor emocional

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_