Prefeitura dá sequência ao Projeto de Modernização e Informatização das Unidades Básicas de Saúde

Publicado em 23/01/2020 às 20:08 por Redação
Nízea Coelho

A Prefeitura de Ouro Preto está dando sequência ao processo de implantação do Programa de Informatização das UBS - Unidades Básicas de Saúde. Esta ação facilita o acesso aos dados do cidadão e qualifica a assistência a cada cidadão ouro-pretano.

O sistema básico já está instalado em todas as UBS do município, e algumas funcionalidades estão sendo implantadas aos poucos.

A primeira unidade a entrar em uma nova fase é a do Antônio Dias. O Gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Rafael Gomes, tem os detalhes. “A UBS do Antônio Dias está funcionando como modelo de modernização e informatização para as outras unidades. O que está sendo feito lá será replicado para os demais postos. No Antônio Dias está implantado o prontuário eletrônico integrado a toda rede. O trabalho dos agentes comunitários de saúde está sendo facilitado com a disponibilização de tablets, que ajudarão na coleta de dados dos usuários do sistema, diminuindo o trabalho manual e a utilização de papel, otimizando o tempo de atendimento. As informações coletadas na residência do cidadão já estarão automaticamente no banco de dados”.

O Gerente de TI destaca ainda o que isso representa para o usuário da rede municipal de saúde. “As informações que dizem respeito à saúde do cidadão estarão em um prontuário eletrônico unificado, disponível para toda a rede de saúde, incluindo a UPA e a policlínica. O profissional que atender um paciente na sede, terá acesso a todo o histórico médico desse paciente, inclusive com informações de uma consulta que ele tenha feito anteriormente na localidade onde mora”.
Prefeito Julio Pimenta, equipe da Saúde e de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

Para o atendimento a partir do dia 27 deste mês já será necessário que o usuário da UBS do Antônio Dias esteja com o cadastro atualizado. A enfermeira da unidade, Poliana Tomazini, destaca a documentação necessária. “É preciso que ele venha ao posto munido de cópias do cartão SUS, cartão da policlínica, comprovante de residência e o original da carteira de identidade e CPF. O horário de funcionamento para o cadastro é de 9h às 16h, ou no horário da consulta.”

O cidadão pode tirar o cartão atualizado do SUS de segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 16h, no CPD - Centro de Processamentos de Dados, na Secretaria Municipal de Saúde, que funciona na Rua Mecânico José Português, 240, Bairro São Cristóvão.

O Cartão da policlínica é feito na própria policlínica, que funciona no mesmo prédio da UPA do bairro São Cristóvão, também à rua Mecânico José Português. Horário de atendimento: segundas e quartas, de 13h às 16h30; terças e quintas, de 08h às 11h e de 13h30 às 16h30; e sextas feiras, de 08h às 11h e de 13h30 às 15h30.

O prefeito Júlio Pimenta, acompanhou a equipe da UBS do Antônio Dias durante a capacitação para o atendimento ao público. “Começamos pelo posto do Antônio Dias, o treinamento das equipes, neste programa exclusivo que interliga toda a rede de saúde do município, padronizando o atendimento ao cidadão. A meta é instalar o sistema completo em todos os postos”.

Início da informatização


Rafael Gomes destaca o início do processo de modernização e informatização das UBS. “O processo começou em 2017 com a criação da infraestrutura envolvendo os postos de saúde, tanto da sede como dos distritos e localidades. Um trabalho complicado pelas condições geográficas e extensão territorial do município. Concluímos essa etapa tendo todos os postos de saúde interligados dentro de uma estrutura única de tecnologia.”

O que muda com o novo sistema


Solicitações de consultas, exame e tratamento fora do domicílio (TFD) já são feitas via sistema online pelos postos de saúde da sede e distritos, gerando uma maior praticidade, agilidade e eficiência. Essas solicitações eram encaminhadas dos postos de saúde para a central de marcação via malotes, e as confirmações voltavam da mesma forma, atrasando o retorno para o paciente.

A central de marcação também possui agora a agenda de atendimento dos médicos configurada no sistema, com isso os postos realizam a solicitação de consulta e ou exames e a central de marcação, além de avisar ao paciente sobre o dia e horário pessoalmente, também disponibilizará na internet estas informações.

Para os pacientes que realizam o tratamento fora de domicílio (TFD), o setor realiza o direcionamento do paciente para o hospital em que ele será atendido. Além disso, o setor de transporte do município recebe online a demanda do TFD, sabendo nome do paciente, o hospital a que ele será encaminhado e o horário de atendimento. Essas informações também estarão disponibilizadas em tempo real para a casa de acolhimento, localizada em Belo Horizonte.

A UBS do Antônio Dias, responsável pelo atendimento a aproximadamente 4.500 moradores dos bairros Lajes, Centro, Alto das Dores, Barra, Pilar, Rosário e Antônio Dias, está funcionando na Rua Prefeito Washington Dias, 52. O telefone para informações é o 3559 3232.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Exposição "Paisagens Mineradas" chega aos últimos dias com programação...

Prefeito critica abertura de Comissão Processante


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Itaú Viver Mais está com inscrições abertas para o 5º Edital de projetos...

Idosos tendem a compartilhar mais "fake news"

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_