Prefeitura dá sequência ao Projeto de Modernização e Informatização das Unidades Básicas de Saúde

Publicado em 23/01/2020 às 20:08 por Redação
Nízea Coelho

A Prefeitura de Ouro Preto está dando sequência ao processo de implantação do Programa de Informatização das UBS - Unidades Básicas de Saúde. Esta ação facilita o acesso aos dados do cidadão e qualifica a assistência a cada cidadão ouro-pretano.

O sistema básico já está instalado em todas as UBS do município, e algumas funcionalidades estão sendo implantadas aos poucos.

A primeira unidade a entrar em uma nova fase é a do Antônio Dias. O Gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Rafael Gomes, tem os detalhes. “A UBS do Antônio Dias está funcionando como modelo de modernização e informatização para as outras unidades. O que está sendo feito lá será replicado para os demais postos. No Antônio Dias está implantado o prontuário eletrônico integrado a toda rede. O trabalho dos agentes comunitários de saúde está sendo facilitado com a disponibilização de tablets, que ajudarão na coleta de dados dos usuários do sistema, diminuindo o trabalho manual e a utilização de papel, otimizando o tempo de atendimento. As informações coletadas na residência do cidadão já estarão automaticamente no banco de dados”.

O Gerente de TI destaca ainda o que isso representa para o usuário da rede municipal de saúde. “As informações que dizem respeito à saúde do cidadão estarão em um prontuário eletrônico unificado, disponível para toda a rede de saúde, incluindo a UPA e a policlínica. O profissional que atender um paciente na sede, terá acesso a todo o histórico médico desse paciente, inclusive com informações de uma consulta que ele tenha feito anteriormente na localidade onde mora”.
Prefeito Julio Pimenta, equipe da Saúde e de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

Para o atendimento a partir do dia 27 deste mês já será necessário que o usuário da UBS do Antônio Dias esteja com o cadastro atualizado. A enfermeira da unidade, Poliana Tomazini, destaca a documentação necessária. “É preciso que ele venha ao posto munido de cópias do cartão SUS, cartão da policlínica, comprovante de residência e o original da carteira de identidade e CPF. O horário de funcionamento para o cadastro é de 9h às 16h, ou no horário da consulta.”

O cidadão pode tirar o cartão atualizado do SUS de segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 16h, no CPD - Centro de Processamentos de Dados, na Secretaria Municipal de Saúde, que funciona na Rua Mecânico José Português, 240, Bairro São Cristóvão.

O Cartão da policlínica é feito na própria policlínica, que funciona no mesmo prédio da UPA do bairro São Cristóvão, também à rua Mecânico José Português. Horário de atendimento: segundas e quartas, de 13h às 16h30; terças e quintas, de 08h às 11h e de 13h30 às 16h30; e sextas feiras, de 08h às 11h e de 13h30 às 15h30.

O prefeito Júlio Pimenta, acompanhou a equipe da UBS do Antônio Dias durante a capacitação para o atendimento ao público. “Começamos pelo posto do Antônio Dias, o treinamento das equipes, neste programa exclusivo que interliga toda a rede de saúde do município, padronizando o atendimento ao cidadão. A meta é instalar o sistema completo em todos os postos”.

Início da informatização


Rafael Gomes destaca o início do processo de modernização e informatização das UBS. “O processo começou em 2017 com a criação da infraestrutura envolvendo os postos de saúde, tanto da sede como dos distritos e localidades. Um trabalho complicado pelas condições geográficas e extensão territorial do município. Concluímos essa etapa tendo todos os postos de saúde interligados dentro de uma estrutura única de tecnologia.”

O que muda com o novo sistema


Solicitações de consultas, exame e tratamento fora do domicílio (TFD) já são feitas via sistema online pelos postos de saúde da sede e distritos, gerando uma maior praticidade, agilidade e eficiência. Essas solicitações eram encaminhadas dos postos de saúde para a central de marcação via malotes, e as confirmações voltavam da mesma forma, atrasando o retorno para o paciente.

A central de marcação também possui agora a agenda de atendimento dos médicos configurada no sistema, com isso os postos realizam a solicitação de consulta e ou exames e a central de marcação, além de avisar ao paciente sobre o dia e horário pessoalmente, também disponibilizará na internet estas informações.

Para os pacientes que realizam o tratamento fora de domicílio (TFD), o setor realiza o direcionamento do paciente para o hospital em que ele será atendido. Além disso, o setor de transporte do município recebe online a demanda do TFD, sabendo nome do paciente, o hospital a que ele será encaminhado e o horário de atendimento. Essas informações também estarão disponibilizadas em tempo real para a casa de acolhimento, localizada em Belo Horizonte.

A UBS do Antônio Dias, responsável pelo atendimento a aproximadamente 4.500 moradores dos bairros Lajes, Centro, Alto das Dores, Barra, Pilar, Rosário e Antônio Dias, está funcionando na Rua Prefeito Washington Dias, 52. O telefone para informações é o 3559 3232.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Programa PAC das Encostas é retomado em Ouro Preto

Covid-19: Número de casos notificados em Lafaiete sobe para 58


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Número de viagens canceladas chega a 85%, e entidade já fala em falência de...

Cientista grava o som que um girassol emite e o resultado é fascinante

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_