Ouro Preto volta a ser a capital do cinema com a 14ª edição da CINEOP

Publicado em 24/05/2019 às 14:56 por Redação
De 05 a 10 de junho, Ouro Preto recebe a 14ª edição do CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, evento idealizado e realizado pela Universo Produção, com o apoio da Prefeitura.

Toda a programação do CineOP é gratuita, e conta com exibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas (longas, médias e curtas), debates, oficinas, exposição, lançamento de livros, cortejo, rodas de conversa, mostrinha de cinema, sessões cine-escola e apresentações artísticas. Destaque para a mostra audiovisual que aborda três temáticas de atuação: Preservação, História e Educação.

A proposta do evento, considerada inédita no circuito de mostras e festivais nacionais, busca enfocar o cinema como patrimônio, e inclui ainda a realização do “Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros” e do “Encontro da Educação: Fórum Rede Kino”.

Para o secretário Zaqueu Astoni, “Ouro Preto, com seu conjunto de monumentos históricos preservados, possui o dom natural de abrigar grandes produções cinematográficas, e são incontáveis os filmes que, através dos tempos, já fizeram uso de sua imagem”. Já o CineOP, todos os anos, atrai pesquisadores, estudiosos e grande público especializado, além de milhares de turistas que visitam a cidade para saber mais sobre a "sétima arte” e usufruir dos cenários setecentistas que a cidade de Ouro Preto oferece.

Felipe Guerra, secretário de Turismo Indústria e Comércio explica que, “por se tratar de um dos mais conceituados encontros do cinema nacional, e pelo fato da sua programação oferecer ações descentralizadas e mobilizar públicos de todas as idades, crianças, jovens e adultos, o CineOP é um dos mais aguardados eventos do calendário turístico de Ouro Preto”. O secretário conta ainda que o CineOP inspirou, recentemente, a criação de uma comissão voltada para atrair novas filmagens e produções para o município, uma vez que a atividade do cinema possui a virtude de “aquecer”, como poucas outras, a economia local.

A programação completa será divulgada em breve, no site www.cineop.com.br

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Orquestra Ouro Preto e Flávio Renegado lançam ‘Suíte Masai’ em Ouro...

Pai de João Miguel é preso por usar dinheiro da campanha do filho

COTAÇÃO HOJE

Artista transforma protesto em obra executada ao vivo

Imagem de buraco negro prova (mais uma vez) que Einstein estava certo

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_