Ouro Preto volta a ser a capital do cinema com a 14ª edição da CINEOP

Publicado em 24/05/2019 às 14:56 por Redação
De 05 a 10 de junho, Ouro Preto recebe a 14ª edição do CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, evento idealizado e realizado pela Universo Produção, com o apoio da Prefeitura.

Toda a programação do CineOP é gratuita, e conta com exibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas (longas, médias e curtas), debates, oficinas, exposição, lançamento de livros, cortejo, rodas de conversa, mostrinha de cinema, sessões cine-escola e apresentações artísticas. Destaque para a mostra audiovisual que aborda três temáticas de atuação: Preservação, História e Educação.

A proposta do evento, considerada inédita no circuito de mostras e festivais nacionais, busca enfocar o cinema como patrimônio, e inclui ainda a realização do “Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros” e do “Encontro da Educação: Fórum Rede Kino”.

Para o secretário Zaqueu Astoni, “Ouro Preto, com seu conjunto de monumentos históricos preservados, possui o dom natural de abrigar grandes produções cinematográficas, e são incontáveis os filmes que, através dos tempos, já fizeram uso de sua imagem”. Já o CineOP, todos os anos, atrai pesquisadores, estudiosos e grande público especializado, além de milhares de turistas que visitam a cidade para saber mais sobre a "sétima arte” e usufruir dos cenários setecentistas que a cidade de Ouro Preto oferece.

Felipe Guerra, secretário de Turismo Indústria e Comércio explica que, “por se tratar de um dos mais conceituados encontros do cinema nacional, e pelo fato da sua programação oferecer ações descentralizadas e mobilizar públicos de todas as idades, crianças, jovens e adultos, o CineOP é um dos mais aguardados eventos do calendário turístico de Ouro Preto”. O secretário conta ainda que o CineOP inspirou, recentemente, a criação de uma comissão voltada para atrair novas filmagens e produções para o município, uma vez que a atividade do cinema possui a virtude de “aquecer”, como poucas outras, a economia local.

A programação completa será divulgada em breve, no site www.cineop.com.br

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Primeira etapa de obras da restauração da Matriz de Glaura será entregue...

Lafaiete perde nossa artista Maryluce


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Artista transforma protesto em obra executada ao vivo

Saiba como investir em bitcoin, moeda mais valorizada no mercado mundial

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_