08 de março: homenagem do Rotaract de Conselheiro Lafayette a todas as mulheres

Publicado em 08/03/2019 às 14:08 por Redação
"A humanidade sempre teve medo de mulheres que voam. Sejam elas bruxas, sejam elas livres. Feliz dia da Mulher." É a chamada realizada pelo Rotaract Club de Conselheiro Lafayette em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A arte foi voltada para a imagem do "We can do it!", para ressaltar a força da mulher. A imagem foi postada no Instagram do clube: @Rotaract.lafayette e foi devidamente realizada pelo Rotariano Renato Rezende.
08 de março: dia Internacional da Mulher.

We can do it!


We Can Do It! (em português, 'Nós podemos fazer isso!') é o título de um cartaz de propaganda criado por J. Howard Miller em 1943 para a empresa Westinghouse, com a finalidade de levantar o moral dos seus trabalhadores, durante o esforço de guerra dos Estados Unidos.

O cartaz é baseado em uma fotografia em preto e branco tirada de uma operária que então trabalhava na Base Aeronaval de Alameda, na Califórnia.

O cartaz foi visto por pouco tempo, e apenas pelos empregados da Westinghouse, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi redescoberto nos anos 1980 e amplamente reproduzido em muitas formas. Desde então, a figura retratada no cartaz passou a ser identificada como Rosie the Riveter, um icônico personagem representativo das trabalhadoras envolvidas no esforço de guerra.

Não se conhecem exatamente as circunstâncias dessa redescoberta, porém é sabido que a imagem original da Westinghouse foi reproduzida em 1982, num artigo sobre os cartazes da coleção dos National Archives, intitulado Poster Art for Patriotism’s Sake, publicado na Washington Post Magazine.

Segundo o artigo, o objetivo do cartaz era o de encorajar as mulheres a participar da produção de guerra, trabalhando nos estaleiros e nas fábricas, o que não parece ter qualquer ligação com o real intuito da Westinghouse Electric.

Mas, desde então a imagem passou a ser associada à incorporação da força de trabalho feminina à indústria como consequência da guerra, embora o cartaz original nada tivesse a ver com isso.

A imagem foi também usada na capa da revista da Smithsonian Institution, em março de 1994 [6] e foi reproduzida num selo postal dos Estados Unidos, em 1999.

Em 2008, foi usada em materiais de campanha de vários políticos norte-americanos e, em 2010, foi reformulada por artistas para celebrar Julia Gillard, a primeira mulher a se tornar primeira-ministra da Austrália.

O cartaz é uma das 10 imagens mais solicitadas ao National Archives and Records Administration (Administração dos Arquivos e Registros Nacionais dos Estados Unidos).
PUBLICIDADE

Homem é preso suspeito de matar esposa com pé de cabra em Ouro Preto

VEREADORA DAMIRES COBRA REPASSE DOS RECURSOS PROVENIENTES DA LEI PAULO GUSTAVO...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Após invasão bolsonarista criminosa às sedes dos três Poderes, líderes...

Atores da série Grey’s Anatomy aderem à campanha #EleNão

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_