Kalil cogita adiar flexibilização em BH para fim de junho se 'pessoal não ficar em casa'

Publicado em 05/05/2020 às 20:50 por Redação

Previsão atual da administração municipal é iniciar reabertura do comércio em 25 de maio


Kalil pretende iniciar reabertura gradual do comércio de BH em 25 de maio (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) disse que pode adiar a flexibilização do isolamento social em Belo Horizonte para o fim de junho se “o pessoal não ficar em casa e esse quadro (de propagação do coronavírus) aumentar”. A previsão atual da administração municipal é iniciar a reabertura gradual do comércio em 25 de maio.

“A flexibilização depende da população de Belo Horizonte. Isso foi dito pelos cientistas médicos, junto com o planejamento. Se o pessoal não ficar em casa e esse quadro aumentar, isso pode ir para o final de junho, já que alguns institutos dizem que o pico da pandemia - e quanto mais a gente empurrar ele para frente, melhor para nós -, é 6 de junho”, alertou o prefeito nesta terça-feira (5).

Em entrevista coletiva nessa segunda-feira (4), o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, citou 6 de junho como data prevista para o pico da COVID-19 em Minas Gerais. Belo Horizonte é a cidade mineira mais afetada pela doença. Segundo dados desta terça-feira, são 22 mortes, 851 casos confirmados e outros 31.050 suspeitas sem diagnóstico.

Apesar de Belo Horizonte ser o epicentro da doença no estado, a prefeitura - com base em análises do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 - entende que pode iniciar a reabertura gradual do comércio já no fim de maio. O cumprimento deste prazo, porém, depende da evolução da curva de infectados na cidade.

“Não tenho problema nenhum em falar que está suspensa a flexibilização. Fui muito claro: depende muito da população, que tem nos ajudado muito, que tem sido muito legal. Nos aglomerados, nas vilas, nas favelas, o movimento é muito legal em torno da consciência de ficar em casa”, completou Kalil.

Em Belo Horizonte, o comércio considerado não essencial está proibido de abrir as portas desde 9 de abril. Decreto publicado no dia anterior permite o funcionamento de hospitais, supermercado, hipermercado, padaria, farmácia, sacolão, mercearia, hortifrúti, armazém, açougue e posto de combustível.

Testes por amostragem



A prefeitura de Belo Horizonte realizará testes por amostragem para identificar as regiões onde há mais índices de expansão da COVID-19 na capital. Segundo Kalil, agentes de saúde irão às casas das famílias para iniciar a testagem: “Já está sendo programado e comprado. É uma amostragem. Para deixar claro para a população, é como se fosse uma pesquisa eleitoral para localizarmos os pontos de maior ou menos contágio. Os infectologistas trabalham muito com estatísticas”.

Fonte: Estado de Minas
PUBLICIDADE

Peça infanto-juvenil gratuita sobre sustentabilidade estreia em quatro cidades...

Lafaiete receberá apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Vaticano autoriza início de processo de beatificação de Padre Cícero, diz...

As palavras também machucam

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_