Os benefícios das frutas

Publicado em 10/05/2019 às 20:52 por Redação
Não é novidade para ninguém que uma alimentação saudável é indicada para uma boa saúde.

Consumir ao menos cinco porções de frutas, verduras e legumes promove um correto balanceamento de nutrientes, vitaminas e sais minerais no nosso organismo.

Com uma oferta tão grande de variedades no país tropical em que vivemos, o ideal é consumir os produtos de acordo com a época de suas safras.

Abaixo encontram-se algumas frutas deliciosamente mágicas para o dia a dia:

Abacate: rico em gorduras saudáveis como o ômega 3, que devem ser consumidas para equilibrar o corpo e manter o intestino em funcionamento. Possui também grande quantidade de fibras, minerais, ácidos graxos e proteína vegetal. Além de benefícios através de sua ingestão alimentar, também pode ser usado para hidratação de pele e dos cabelos através de máscaras.

Coco: cada vez mais popular por seus benefícios, o coco é um dos alimentos mais saudáveis do mundo, trazendo em sua composição cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, selênio, iodo, zinco, flúor e manganês. Ajuda no emagrecimento, remineralização dos sais e regula a pressão sanguínea, além de ser oxidante.

Abacaxi: possui propriedades diurética, melhora a digestão de gorduras e proteínas, sendo muito indicado como sobremesa quando comemos carne ou peixe. Outro benefício importante é o seu baixo valor calórico, sendo que 100 gramas da fruta possui apenas 50 calorias.

Banana: fruta rica em potássio, com propriedade de reduzir a pressão arterial e contrabalancear os efeitos do sódio no organismo. Também possui fibras que ajudam na digestão.

Mamão: conhecido por seus benefícios ao sistema digestivo e ação laxativa, o mamão é rico em vitamina C e betacarotenos, o que o torna uma ruta antioxidante. Impede que o LDL, colesterol ruim, seja absorvido pelo corpo.

Maçã: a maçã é um antiácido natural e um poderoso anti-inflamatório do trato digestivo e urinário. Como possui uma grande quantidade de pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia, é uma fruta indicada para quem possui tendência a desenvolver diabetes.

Limão: por ser uma fruta cítrica, já é indispensável, pois aumenta as defesas do organismo. Elimina toxinas e líquidos, estimulando assim as funções hepática e renal. um copo de água com limão diário garante o equilíbrio corporal. É também uma grande fonte de vitamina C.

Laranja: possui concentração massiva de vitamina C e é rica em vitaminas do Complexo-B que são conhecidas por aliviarem estresse, ansiedade e depressão, além de ser benéfica para o coração, por conter folatos e antioxidantes que reduzem o colesterol e previnem derrames.

PUBLICIDADE

Ouro Preto é finalista do prêmio Otimiza em 2019

Divino Pereira sugere que cada vereador de Lafaiete doe mil reais por mês para...

COTAÇÃO HOJE

Criolo surpreende com 'Etérea', música que contesta padrões musicais e...

Praias fechadas por ricos são alvo de disputa judicial na Califórnia

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_