Projeto em escolas de Congonhas transforma resíduos orgânicos em adubo natural

Publicado em 29/08/2023 às 19:25 por Redação
Projeto busca o aproveitamento dos resíduos orgânicos


Com o objetivo de reduzir os impactos gerados pelo grande volume de resíduos, destinados aos caminhões de lixo e ao aterro sanitário, as secretarias de Meio ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMAD) e de Educação (SEMED) de Congonhas estão implantando nas escolas da rede municipal o projeto de Composteiras.

O projeto busca o aproveitamento dos resíduos orgânicos como adubo natural de alta qualidade biológica, facilmente utilizado em hortas e jardins. O método de compostagem transforma o lixo orgânico em húmus, contribuindo com um ambiente mais saudável, diminuindo o mau cheiro nas ruas e lixeiras, reduzindo a proliferação de animais vetores de doenças como ratos, moscas e baratas e aumentando a vida útil dos aterros sanitários.

As composteiras recebem os resíduos orgânicos gerados na escola, onde o material que resultar do processo deve ser usado em hortas ou jardins da própria escola ou pela comunidade.

Segundo a Secretária da Semad, Ana Gabriela Dutra, “o projeto tem o objetivo de, além de contribuir com a coleta seletiva na cidade, mostrar aos alunos os problemas que envolvem a geração de resíduos. Pretendemos dar às comunidades escolares alternativas viáveis para o tratamento do material orgânico, uma vez que são utilizados para a a formação do composto de restos de alimentos não processados, como frutas, legumes, verduras, grãos e cascas de ovos, entre outros produzidas nas próprias unidades. As composteiras recebem os resíduos orgânicos gerados na escola, onde o material que resultar do processo deve ser usado em hortas ou jardins da própria escola ou pela comunidade”, explica.

Fonte: Fato Real
PUBLICIDADE

Associação do Grupo da Terceira Idade de Ouro Preto recebe, da Prefeitura,...

Paróquia do Bom Pastor comemora 55 anos neste 1º de maio


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Excesso Produtivo

As palavras também machucam

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_