MPMG apresenta proposta de via alternativa para tráfego de carretas de minério entre BH e Lafaiete

Publicado em 25/02/2024 às 21:26 por Redação
Documento será consolidado e apresentado às empresas mineradoras que atuam na região


Foi realizada na sexta-feira, 23 de fevereiro, reunião em que foi apresentada ao Poder Público a proposta de uma via alternativa às BRs 040 e 356 para o tráfego de carretas de minério entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete. A proposta será consolidada em um documento que, uma vez validado por todos órgãos, será apresentado às mineradoras e empresas que atuam na atividade na região.

A proposta foi apresentada pelos prefeitos dos municípios da região dentro das tratativas coordenadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para a construção da via alternativa. A tentativa de autocomposição está sendo realizada pelo Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do MPMG (Compor).

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, disse trabalhar com a ideia de concluir com sucesso a mediação, ainda no primeiro semestre. “As empresas, pelas demonstrações que já recebemos, também querem buscar essa solução. É algo que o processo judicial não resolveu, que a política não resolveu e talvez esse conjunto de ações traga essa solução. Nossa expectativa é favorável”, disse Jarbas Soares.

Ele afirmou que somente buscar a recuperação da estrada não seria solução, uma vez que a intensidade do movimento de carretas levaria a que, entre seis meses e um ano, a estrada voltasse à situação precária em que se encontra. “O que estamos trabalhando são soluções para retirar o movimento dessa rodovia. Ações judiciais não trarão resultado no tempo que todos precisam, por isso essa mesa de diálogo. Faltava esse encontro de vontades para salvarmos vidas que passam por ali, sendo a estrada apenas para transporte de pessoas”, detalhou Jarbas Soares.

Fonte: Fato Real
PUBLICIDADE

Prefeitura de Ouro Preto e UFOP assinam termo para a construção da UBS do...

Lafaiete receberá apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Após invasão bolsonarista criminosa às sedes dos três Poderes, líderes...

Atores da série Grey’s Anatomy aderem à campanha #EleNão

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_