Atraso em divulgação de resultado da Lei Paulo Gustavo prejudica setor cultural de Lafaiete

Publicado em 02/05/2024 às 21:45 por Redação
O que era para ser um aporte num grave momento para a classe artística e cultural se transformou em um processo arrastado e moroso. A Lei Paulo Gustavo foi concebida com o intuito de mitigar os impactos econômicos enfrentados pelo setor durante a pandemia da covid-19. No entanto, a promessa de auxílio tem sido frustrada por atrasos e falta de transparência no processo de seleção e distribuição dos recursos em Conselheiro Lafaiete.

Procurados por artistas, o Fato Real buscou informações sobre a atual fase do processo, que iniciou com a publicação do edital em outubro de 2023.

O Secretário Municipal de Cultura, Geraldo Lafayette, expressou sua preocupação com a lentidão do processo. Apesar de cobranças reiteradas à comissão responsável pela seleção dos projetos, os resultados continuam pendentes. Em um ofício datado da semana passada, o secretário estabeleceu um prazo até o dia 6 de maio para obter uma resposta sobre o resultado definitivo do edital, visando iniciar os pagamentos aos contemplados, após a apuração das notas e classificação seleção dos projetos pela comissão de seleção e avaliação. A informação é do próprio secretário à jornalista Gina Costa.

“A Secretaria de Cultura recebe diariamente diversas reclamações de artistas e entidades culturais quanto a demora do resultado do edital. A demora excessiva quanto a liberação do resultado definitivo pela Comissão de Avaliação e Seleção pode influenciar negativamente no prazo para a realização dos projetos audiovisuais e na entrega de relatório da execução e prestação de contas pelos candidatos devidamente habilitados”, disse o secretário.

A demora tem consequências diretas para os artistas, que veem suas expectativas frustradas e o apoio prometido transformado em uma incerteza desgastante. O que deveria ser um apoio pela contribuição cultural, torna-se uma frustração, ampliando o descontentamento e a desconfiança em relação à eficácia da Lei Paulo Gustavo e a credibilidade das políticas de apoio à cultura em tempos de crise.

Fonte: Fato Real
PUBLICIDADE

Ouro Preto: grave acidente na BR-356 deixa uma vítima fatal; motociclista...

Olimpíadas Escolares tiveram grande participação de estudantes em Lafaiete


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Ministério da Educação anuncia reajuste do piso salarial dos professores de...

Imagem de buraco negro prova (mais uma vez) que Einstein estava certo

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_