Pediatra ensina como fazer máscara de proteção com materiais simples

Publicado em 05/04/2020 às 22:09 por Redação
As máscaras cirúrgicas rapidamente se tornaram um dos primeiros acessórios a ficarem escassos com a pandemia de Covid-19.

O produto é essencial para retardar a propagação do coronavírus e, para aqueles que apresentaram os sintomas, é um aliado para impedir que haja contágio acidental em locais públicos.

Ciente da escassez do produto no mercado, a pediatra Ana Maria Escobar, ensinou em um vídeo publicado pela Revista Crescer, como confeccionar uma máscara com materiais simples: pano multiuso de limpeza e dois elásticos de cabelo.

“Todas as pessoas que tiverem que sair de casa devem usar uma máscara”, diz a médica. “Importante dizer que até o dia de hoje, esta não é a posição oficial do Ministério da Saúde. No entanto, evidências têm provado que o uso de máscaras por pessoas que não estão doentes, ou seja, estão assintomáticas – sem sintomas- pode ajudar a proteção de todos”, continua.
Fotos: Reprodução/YouTube

“Algumas pessoas que foram contaminadas podem transmitir o vírus dois a três dias antes de apresentarem sintomas ou podem transmiti-lo sem que nunca apresentem sintomas. Se estas pessoas forem ao mercado ou à farmácia e, por acaso, lá tossirem ou espirrarem, podem contaminar outras tantas pessoas.

A máscara protege disto, pois a tosse ou o espirro fazem com que boa parte das gotículas de secreção com milhares de partículas virais fiquem ali contidas. Portanto, a máscara não é para sua própria proteção. É, na verdade, para a proteção de quem está ao seu lado. Se todos usarmos, estaremos todos juntos protegendo um número maior de pessoas“, explica.

De acordo com a especialista, as máscaras caseiras não são as ideais, mas são úteis, “desde que tapem o nariz e a boca, não sejam tocadas pelas mãos durante o uso e sejam descartadas no lixo após 2 horas ou se ficarem úmidas”, afirma.

Assista o vídeo na página oficial da matéria, Razões para acreditar ou no Youtube clicandoaqui

Fonte: Razões para acreditar
PUBLICIDADE

Prefeitura de Ouro Preto realiza obra aguardada há décadas por moradores

Moradores e comerciantes cobram a higienização da área externa do hospital...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Caixa esclarece que não envia mensagens solicitando senhas, dados ou...

Saiba como investir em bitcoin, moeda mais valorizada no mercado mundial

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_