Fé, Cultura e Arte levam milhares de moradores e turistas às ruas de Ouro Preto

Publicado em 26/06/2019 às 17:35 por Redação
Nos últimos meses, em Ouro Preto, presenciamos a força do setor cultural em suas mais diversas manifestações. Em junho, um festival da canção, o Todos os Sons, trouxe artistas de renome e revelou novos talentos, e uma série de concertos de música erudita ilustrou a programação comemorativa dos 249 anos da Casa da Ópera, o mais antigo teatro em funcionamento das Américas. A cultura do hip-hop também ganhou destaque em um prestigiado encontro, o 6º Hiphop.doc. Com apoio da Prefeitura, todos estes eventos foram organizados pela Un Music, com patrocínio da Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Todos esses eventos, e vários outros, atraíram milhares de turistas, proporcionando um impacto econômico bastante positivo na cidade. Mas foi neste último feriado prolongado que a religiosidade e a cultura coincidentemente se uniram e comprovaram um intenso valor.

Na quinta-feira, 20 de junho, Ouro Preto se enfeitou para as festividades do Corpus Christi, e as cerimônias lotaram as igrejas de fiéis. Já na sexta-feira, 21, milhares de pessoas inundaram a Praça Tiradentes para testemunhar o inusitado encontro do rapper Flávio Renegado com a Orquestra Ouro Preto no lançamento do álbum “Suíte Masai”, uma realização da Casulo Cultura. Sobre este evento, na opinião do secretário Zaqueu Astoni, de Cultura e Patrimônio, “a união do Hip-hop e Rap, que são as vertentes mais modernas, com grande alcance popular, com a música clássica da Orquestra Ouro Preto, demonstra que está nas raízes de Ouro Preto promover misturas e criar aspectos novos para cultura nacional”.

Para o secretário Felipe Guerra, de Turismo, Indústria e Comércio, “o maestro Rodrigo Toffolo, da Orquestra Ouro Preto, é um exemplo dessa versatilidade ouro-pretana, pois já fez outras experiências interpretando os Beatles ou tocando com músicos renomados como Alceu Valença e Fernanda Takai e demonstrou, de novo, que sabe promover junções musicais com uma habilidade incrível”.

Outros eventos diferenciados também rechearam a programação cultural do feriadão, como o Corredor Cultural – entre Jacubas e Mocotós, o qual oferece diversão e arte nas ruas do Centro Histórico, e o IV Encontro Urban Sketchers Brasil, que reuniu arquitetos, ilustradores e desenhistas os quais se dedicam à prática do desenho de observação.

Mayron Rocha tem um café na Praça Tiradentes e garante estar satisfeito com o movimento do Corpus Christi e dos resultados que o recesso proporcionou: “a gente tem toda a estrutura pra receber o pessoal”, diz o empresário. Roberta Lins, que também conduz um comércio no Centro, com a casa cheia, felicitou a Prefeitura pela iniciativa de conjugar acontecimentos diversos na mesma temporada: “várias festas, vários encontros, para nós, comerciantes, é muito legal”.

Em Ouro Preto, a arte é uma generosa aliada das tradições religiosas, bem como do seu preservado conjunto de monumentos históricos, e essa versatilidade cultural tem grande chance de assumir o posto da mineração, gerando cada vez mais oportunidades e renda para a população, consagrando-se, enfim, como valioso tesouro da Cidade Patrimônio Mundial.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Ouro Preto é nota 10 no ICMS Turismo

Atleta lafaietense encontra oportunidade inesperada durante lua de mel nos...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Vaticano autoriza início de processo de beatificação de Padre Cícero, diz...

Pediatra ensina como fazer máscara de proteção com materiais simples

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_