Incêndio destrói 100 mil metros de vegetação em Ouro Branco
Publicado em 14/07/2019 às 12:56 por Redação
Um incêndio na tarde desse sábado, 13/07, atingiu aproximadamente 100 mil metros de área de vegetação em Ouro Branco. De acordo com a Defesa Civil Municipal foram atingida Área de Proteção Permanente (APP) no bairro Pioneiros e área de APP e vegetação do bairro Soledade, além de outros focos de incêndio ao longo da cidade. As autoridades acreditam que os incêndios sejam de origem criminosa e pedem a colaboração da comunidade para que denuncie casos como esses.
As equipes da Defesa Civil, da prefeitura de Ouro Branco e Corpo de Bombeiros Militar atuaram ao longo de toda a tarde na tentativa de debelar as chamas.
Campanha
A Defesa Civil de Ouro Branco, Amalpa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e prefeitura de Ouro Branco promovem campanha de conscientização contra incêndios florestais.O objetivo é garantir a integridade dos campos e florestas através de ações de prevenção, monitoramento e combate ao fogo.
Provocar incêndios florestais é crime previsto pela Lei de Crimes Ambientais, com pena e multa de prisão
A época de estiagem ocorre nos meses de junho e julho. Neste período, ar seco e os fortes ventos, somados às festividades juninas e à maior frequência das queimadas agrícolas contribuem para o alastramento de focos de incêndio.
Prevenção
Não atire cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias;
Não solte balões. Soltar balões é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.
Não acender fogueiras perto de matas e em dias de vento;
Evite qualquer tipo de queimada;
Nunca faça queimadas perto da Rede Elétrica.
Ao avistar fumaça ou focos de incêndio, contate imediatamente as autoridades.
Defesa Civil de Ouro Branco 24 horas: 9 8605 3102; 9 8798 4813; 3938 1054
Polícia Militar 190
Corpo de Bombeiros Militar 193
Fonte: Fato Real