Igreja tombada em Diamantina é destruída por incêndio de grandes proporções
Publicado em 06/10/2019 às 14:21 por Redação
Uma igreja tombada na cidade histórica de Diamantina, na região Central de Minas Gerais, é consumida por um incêndio de grandes proporções na tarde desta sexta-feira (4). Ao todo, três viaturas dos bombeiros se mobilizam para controlar as chamas.
“
Uma equipe de nove bombeiros militares em três viaturas, apoiados por um caminhão pipa da Copasa, combateram incansavelmente as chamas, no momento ainda estão efetuando o rescaldo na capela”, afirma, por nota, o Corpo de Bombeiros mineiro.
Segundo os militares, “
o incêndio consumiu toda a estrutura da capela, ficando as paredes em ruínas sem desmoronar, sendo necessário interdição total do local, uma vez que a qualquer momento poderá desabar o restante da estrutura”. Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil o caminhão pipa da Copasa foram mobilizados.
Segundo a corporação, o fogo na igreja Santa Rita começou por volta das 15h40. Os militares afirmam que “
não há relato de vítimas”.
Segundo a prefeitura de Diamantina, a construção localizada no distrito de Sopa foi tombada pelo município em abril de 2003 – inscrição no Livro de Tombo 01/2013. Por isso, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foi acionado.
Diamantina, a cerca de 300 km de Belo Horizonte, é conhecida por seu vasto patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado. “
Em 1938, o conjunto arquitetônico do Centro Histórico da cidade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e, no final da década de 90, veio o reconhecimento mundial: Diamantina recebe da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade”, diz o site da prefeitura.
Fonte: site BHAZ