Município atinge nota máxima no programa pelo sétimo ano consecutivo
O Governo de Minas Gerais publicou, no último dia 20, no Diário Oficial do executivo estadual, a lista de municípios habilitados no programa ICMS Turismo durante o ano de 2023. Pelo sétimo ano consecutivo, Ouro Preto foi habilitada com a pontuação máxima do programa graças ao trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O Programa ICMS Turismo é um ação de incentivo à gestão de turismo nos municípios mineiros. Para ser habilitado no programa as cidades devem comprovar alguns critérios obrigatórios, como participar do Programa de Regionalização do Turismo no estado de Minas Gerais; ter elaborada uma política municipal de turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), constituído e em regular funcionamento; possuir Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), constituído e em regular funcionamento. Ouro Preto possui e mantém ativo todos os itens obrigatórios para ser habilitado no programa.
O ICMS Turismo garante repasse financeiro aos municípios que podem ser utilizados em ações e políticas públicas voltadas ao turismo. Nos últimos anos, a Prefeitura de Ouro Preto trabalha com investimentos no setor que é uma das áreas econômicas que mais emprega no município.
Principais ações desenvolvidas
Além de desenvolver as atividades já citadas, outras ações contribuíram para a pontuação máxima no ICMS Turismo. São elas:
Rede Integrada de Proteção ao Turismo: A rede possui o objetivo de promover mais segurança aos visitantes de Ouro Preto. A iniciativa visa coibir ações criminosas que possam de alguma forma lesar os turistas e prejudicar os trabalhadores do ramo. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Secretaria de Segurança e Trânsito da Prefeitura de Ouro Preto e o 52° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.
Festival de Cultura e Turismo de Ouro Preto: Em 2023, foi realizada a terceira edição do Festival de Cultura e Turismo de Ouro Preto. O festival, já tradicional no calendário de eventos do município, promoveu no início do mês de junho, a conexão entre os setores e cadeias produtivas do turismo. O evento é uma correalização do “Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention e Visitors Bureau” e da Prefeitura de Ouro Preto. Neste ano, o tema do festival foi o “Turismo Criativo/Turismo Inteligente", focado no posicionamento para o “Turismo de Experiências”.
Monitoramento do fluxo turístico: Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, por meio da Diretoria de Estudos Econômicos, foi criado o sistema de monitoramento do turismo em Ouro Preto, uma iniciativa que visa a coleta de dados nos atrativos da cidade, o objetivo da ação é compreender o perfil do público visitante da nossa cidade. Os dados estão sendo coletados em seis pontos: Museu da Inconfidência, Mina do Bijoca, Museu Casa dos Contos, Parque Estadual do Itacolomi, Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e Portaria do Parque da Cachoeira das Andorinhas.
Incentivo à indústria audiovisual e de games em Ouro Preto: Ouro Preto recebeu o Selo Cidade Amiga do Audiovisual, certificação dada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Empresa Mineira de Comunicação, é uma demonstração para o mercado de que a cidade deseja receber e incentivar a indústria cinematográfica. Ouro Preto foi representada no evento pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Ouro Preto. A ação também faz parte do trabalho da Ouro Preto Film Commission, que possui o objetivo de fomentar a cadeia produtiva do audiovisual em Ouro Preto.
Promoção do turismo cultural: Ouro Preto também trabalha na promoção do turismo cultural. Ao longo do ano, a cidade promoveu uma série de eventos como diferencial da cidade. A sede e os distritos promoveram uma série de eventos que valorizam as manifestações culturais da cidade. Ações de educação patrimonial e proteção ao patrimônio histórico também foram desenvolvidas ao longo do ano.
Comunicação e marketing: A prefeitura também promove ações de promoção e marketing turístico que também auxiliam na pontuação do ICMS Turístico, garantindo o lugar da cidade como um dos destinos mais visitados de Minas Gerais. Dentre as ações de marketing destacam-se a participação em feiras, criação de folheteria, produção de conteúdo nos canais oficiais do município com dicas, roteiros, programação cultural da cidade, interlocução com a mídia local e a comunidade sobre as ações voltadas ao setor turístico.
Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.
Colaboradores do jornal impresso e do site: Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)