Maior projeto social do município entrega intervenções nesse sábado

Publicado em 26/06/2019 às 17:46 por Redação
Por: Raissa Alvarenga

Ações voltadas para mudar a vida da população de Mariana. Esse é o principal objetivo do Projeto Mãos Solidárias. Após várias edições, contemplando diversos bairros e distritos, no próximo sábado, a partir das 9h, os bairros Cabanas, Santa Rita de Cássia, Santa Clara e Vale Verde receberão a entrega de mais de 300 intervenções. Além das inaugurações e homenagens, a programação contempla várias atividades esportivas ao longo do dia.

Após passar por reformulação, a equipe do projeto realiza todo o planejamento para iniciar as ações. Levantamento de demandas junto às comunidades, ouvindo atentamente toda a população local em seus pedidos e anseios, planejamento estratégico na montagem do cronograma de tarefas, trabalho direcionado das equipes que atuam em campo, entrega das ações, e consultorias itinerantes dos serviços municipais no Dia D, todas realizadas em forma de mutirão.

O prefeito Duarte Júnior conta que as ações do projeto são uma forma de aproximação e integração social entre as comunidades e o Poder Executivo, que vem impactando positivamente todas as comunidades por onde passa, e que o objetivo é crescer a cada edição. “Nossa evolução é muito significativa e sabemos que atingimos diretamente às necessidades da população, junto ao Mãos solidárias, com o planejamento feito de maneira correta. Nosso anseio é passar pelo maior número de bairros e comunidades possíveis e garantir essa melhoria de vida aos cidadãos. Nossa equipe vem se empenhando em evoluir e aprimorar os trabalhos e é fundamental ter sensibilidade com a importância e a grandeza que esse programa reflete na vida de todos por onde ele passar”, afirma Duarte.

Programação, inaugurações e homenagens

Serão várias as atividades durante todo o dia de sábado. De inaugurações e homenagens, à rua de cultura, lazer e atividades esportivas. A sequência será acompanhada pelos moradores das comunidades e homenageados. A Praça do Cristo, no bairro Santa Rita de Cássia, será entregue com a benção do Padre Anderson Eduardo. Na mesma localidade também acontecerá a inauguração do Espaço de Convivência Terezinha de Oliveira. O local, que terá uma academia ao ar livre, é uma homenagem póstuma do Poder Executivo à moradora, pelos trabalhos e ações voltados ao bem da comunidade.

No bairro Santa Clara, a Prefeitura de Mariana fará a entrega dos 48 apartamentos populares. Após reparos, hoje os imóveis estão aptos a receber as famílias, que passaram por todo um processo de triagem social. Os imóveis se tornarão lar de mais de 200 marianenses, impactando positivamente e socialmente a vida de cada uma delas. Para o ato, o Padre Anderson Eduardo e o Pastor William darão a benção a todos os presentes e às famílias contempladas.

O bairro Cabanas também passou por centenas de intervenções e inaugurações vão marcar o dia D. Além da Ação Global, que envolve serviços e atendimentos municipais de forma itinerante, haverá também a abertura do Espaço de Convivência Esperança, que teve o seu planejamento inicial realizado pelos alunos da Escola Monsenhor José Cota. Além do espaço de lazer, no local foi instalado equipamentos de academia, visando a prática esportiva e melhoria da qualidade de vida.

Integrando o quadro de homenagens, o Executivo prestará agradecimentos à Câmara Municipal de Mariana e também a moradora Maria Ioneida, pelo incondicional apoio e incentivo. Fundamental ao atendimento à população, em todas as edições do projeto, a Câmara de Mariana participou, de forma itinerante, com o serviço de emissão de Carteira de Identidade aos cidadãos. À moradora Maria muitos da equipe de campo do Mãos Solidárias tem gratidão, afinal, foi realmente de forma solidária e voluntária que ela distribuiu centenas de lanches aos trabalhadores que estavam dedicando às intervenções.

Feira de Gastronomia Arte e Artesanato e atrações culturais

Também no Espaço de Convivência Esperança (Praça da Policlínica), no Cabanas, onde serão concentradas a maioria das atividades, acontecerá a Feira de Gastronomia e Lazer. Junto dela, as apresentações de artistas locais, Fanfarra da Escola Sinhô Machado, de Santa Rita Durão, e o Coral da Escola Municipal Monsenhor José Cota abrilhantarão ainda mais o Dia D. Fechando as apresentações, a dupla Antônio Carlos e Renato finalizará o dia de trabalho levando boa música a todos os presentes.

Atividades Esportivas e em prol do bem!

Aos amantes do esporte e adrenalina, essa edição do Projeto do Mãos Solidárias será diferenciada no quesito esporte. Desafio de Motocross, competição de mountain bike e corrida cross country prometem agitar o evento. Com exceção do desafio Motocross, que acontecerá no novo espaço exclusivo da categoria no bairro Cabanas, as demais competições acontecerão na Praça Esperança (Policlínica).

Para se inscrever para o motocross é necessário um pacote de fralda geriátrica e 1 (um) quilo de alimento não perecível. O contato direto para a participação é o Maury, através do número (31) 99944-2975. Já para a corrida e a competição de bike e também da corrida, as inscrições serão feitas através do email inscricoesmariana@gmail.com e no dia D será necessário 1 (um) litro de leite e 1 (um) quilo de alimento não perecível. Todos os itens recolhidos durante as inscrições serão repassados às instituições filantrópicas da cidade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
09h – Inauguração da Praça do Cristo (Bairro Santa Rita de Cássia) e, em seguida, inauguração do Espaço de Convivência e Praça Terezinha de Oliveira Martins (Bairro Santa Rita de Cássia);
10h30 - Inauguração do Conjunto Habitacional Santa Clara (Bairro Santa Clara);
11h – Feira de Gastronomia, arte e artesanato e apresentação de artistas locais - Espaço de Convivência Esperança (Bairro Cabanas);
14h - Inauguração do Espaço de Convivência Esperança (Bairro Cabanas);
14h às 18h – Ação Global - Dia D do Mãos Solidárias - Espaço de Convivência Esperança (Bairro Cabanas);
14h – Início das provas Desafio Mãos Solidárias de Motocross - Pista de Motocross Espaço Cabanas;
14h30 – Largada do Mountain Bike (Concentração, largada e chegada – Espaço de Convivência Esperança;
15h30 – Largada da corrida Cross Country (Trail a pé) - (Concentração, largada e chegada - Espaço de Convivência Esperança);
17h30 – Premiação e homenagens - Espaço de Convivência Esperança;
20h30 – Show no Espaço de Convivência Esperança.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mariana
PUBLICIDADE

Ouro Preto completa 308 anos de história com muitas atrações

Divino Pereira sugere que cada vereador de Lafaiete doe mil reais por mês para...

COTAÇÃO HOJE

Jornalista Ricardo Boechat morre nesta segunda-feira em queda de helicóptero

Cientista grava o som que um girassol emite e o resultado é fascinante

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_