Mês do Rosário é iniciado em Ouro Preto

Publicado em 03/10/2023 às 19:59 por Redação
Imagem: Divulgação ASCOM


A missa de abertura das festividades em honra a Nossa Senhora do Rosário aconteceu neste domingo, 1 de outubro e contou com a presença de diferentes Congados locais



Neste domingo, 01 de outubro, foram iniciadas as Festividades do Mês do Rosário, um período de devoção aos santos de origem africana: Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, figuras santas importantes na construção histórico-cultural da cidade. Organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto, a Missa Oficial de Abertura do Mês do Rosário aconteceu no final da tarde na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico e, contou com a participação de vários Congados locais.

A programação do primeiro dia de celebrações foi extensa. Às 11h, aconteceu o Louvor a Nossa Senhora do Rosário, os Congados: Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (Distrito de Santo Antônio do Salto); Guarda de Congo Manto Azul de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito; Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças; Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia (Miguel Burnier) e Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, reuniram-se prestando uma homenagem à Santa, na Igreja do Rosário.

No início da tarde, os grupos de Congados fizeram uma grande entrada na casa da Rainha, localizada no bairro Cabeças. Às 14h30, os fiéis realizaram a Oração do Terço. A Missa Oficial de Abertura do Mês do Rosário aconteceu às 16h. Ao final do dia, foi o momento do Levantamento do Mastro e da Bandeira em homenagem à Nossa Senhora do Rosário. Além disso, rosas de Santa Teresinha foram distribuídas, simbolizando a devoção à Virgem Maria.

O dia 7 de outubro é dedicado à Nossa Senhora do Rosário, nesta data, a irmandade prepara os festejos em Louvor a padroeira a partir do dia anterior, 6 de outubro. A festa também conta com a participação dos Congados ouro-pretanos, que seguem em cortejo festivo com as guardas de congo conduzindo a imagem de Nossa Senhora do Rosário e as bandeiras em procissão. A programação completa do Mês do Rosário será divulgada em breve.

Texto: Sabrina Pereira / Patrick Araújo

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Prefeitura mantém subsídio e tarifas do transporte coletivo não serão...

Reunião pública expõe entraves na transferência do serviço de hemodiálise...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Consórcio liderado pela EPR vence leilão da BR-040

Pediatra ensina como fazer máscara de proteção com materiais simples

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_