Mês do Rosário é iniciado em Ouro Preto

Publicado em 03/10/2023 às 19:59 por Redação
Imagem: Divulgação ASCOM


A missa de abertura das festividades em honra a Nossa Senhora do Rosário aconteceu neste domingo, 1 de outubro e contou com a presença de diferentes Congados locais



Neste domingo, 01 de outubro, foram iniciadas as Festividades do Mês do Rosário, um período de devoção aos santos de origem africana: Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, figuras santas importantes na construção histórico-cultural da cidade. Organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto, a Missa Oficial de Abertura do Mês do Rosário aconteceu no final da tarde na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico e, contou com a participação de vários Congados locais.

A programação do primeiro dia de celebrações foi extensa. Às 11h, aconteceu o Louvor a Nossa Senhora do Rosário, os Congados: Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (Distrito de Santo Antônio do Salto); Guarda de Congo Manto Azul de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito; Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças; Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia (Miguel Burnier) e Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, reuniram-se prestando uma homenagem à Santa, na Igreja do Rosário.

No início da tarde, os grupos de Congados fizeram uma grande entrada na casa da Rainha, localizada no bairro Cabeças. Às 14h30, os fiéis realizaram a Oração do Terço. A Missa Oficial de Abertura do Mês do Rosário aconteceu às 16h. Ao final do dia, foi o momento do Levantamento do Mastro e da Bandeira em homenagem à Nossa Senhora do Rosário. Além disso, rosas de Santa Teresinha foram distribuídas, simbolizando a devoção à Virgem Maria.

O dia 7 de outubro é dedicado à Nossa Senhora do Rosário, nesta data, a irmandade prepara os festejos em Louvor a padroeira a partir do dia anterior, 6 de outubro. A festa também conta com a participação dos Congados ouro-pretanos, que seguem em cortejo festivo com as guardas de congo conduzindo a imagem de Nossa Senhora do Rosário e as bandeiras em procissão. A programação completa do Mês do Rosário será divulgada em breve.

Texto: Sabrina Pereira / Patrick Araújo

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Prefeitura mantém subsídio e tarifas do transporte coletivo não serão...

Bombeiros participam de mutirões contra dengue em Lafaiete, Congonhas e...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Após invasão bolsonarista criminosa às sedes dos três Poderes, líderes...

Saiba como investir em bitcoin, moeda mais valorizada no mercado mundial

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_