Prefeitos da Região dos Inconfidentes se unem para combater a COVID 19

Publicado em 07/01/2021 às 21:00 por Redação
Prefeitos criam comitê de enfrentamento à Covid na Região dos Inconfidentes Imagem: Ane Souz

Diminuir os custos na compra de insumos, vacinas ou exames e trabalhar ações conjuntas para enfrentamento à COVID 19 são os principais objetivos do recém-criado comitê de crise formado por Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Ouro Branco. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 06 de janeiro, durante coletiva de imprensa com os prefeitos das quatro cidades.

“Eu parabenizo o prefeito Angelo Oswaldo pela iniciativa. Nós precisamos fazer um trabalho de guerra para que possamos vencer essa batalha”, ressaltou o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte.

A comissão será formada pelos secretários municipais de Saúde de cada Município e tem como premissa fazer um monitoramento permanente e profundo da situação da COVID no território. “Em primeiro lugar, vamos apresentar ao projeto Minas Consciente do Estado uma avaliação da nossa situação e vamos caracterizar as peculiaridades de cada um dos nossos municípios e do nosso território, de maneira a podermos pleitear o reconhecimento das estratégias que nós adotamos”, explica o prefeito Angelo Oswaldo. O objetivo é valorizar a ação local, sem destoar do plano estadual. A iniciativa será apresentada também ao Ministério Público a fim de resguardar soluções que atendam às realidades locais.

O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, ressalta as particularidades dos quatro municípios participantes. “A ação tem que ser conjunta porque a migração entre Itabirito, Ouro Preto, Mariana e Ouro Branco é grande. Sai funcionário daqui e vai pra lá, vem funcionário de lá pra cá. Temos as empreiteiras, as contratadas, e isso leva a uma propagação do vírus”.

O enfrentamento coletivo da COVID 19 é um passo importante para combater essa propagação. O reflexo dessa ação se dará não apenas na diminuição dos custos da compra de insumos, mas também nas questões técnico-administrativas da pandemia, na distribuição de leitos e na organização dos fluxos de saúde.

Além dos prefeitos Angelo, Juliano, Orlando e Flávio Campos, participaram da reunião os vices Celso Vaz (Ouro Branco) e Regina Braga (Ouro Preto), o infectologista de Itabirito, Marcelo Campos, e os secretários municipais de Saúde: Danilo Brito (Mariana), Marco Antônio (Itabirito), Wesley Brochado (Ouro Branco), Tuian Cerqueira e Maria da Consolação (Ouro Preto).

Fechamento do comércio em Ouro Preto



Sobre o fechamento do comércio, o prefeito de Ouro Preto se posicionou dizendo que ainda é possível aguardar um pouco, principalmente se houver a colaboração dos comerciantes. “Se cada um ajudar que no seu estabelecimento haja obediência aos protocolos da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, talvez não haja necessidade de haver o lockdown, o fechamento do comércio, porque o vírus já está instalado dentro das nossas quatro cidades, então não adianta barreira. O que nós temos que evitar é a aglomeração”, explicou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Mês do Rosário é iniciado em Ouro Preto

Lafaiete receberá apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Após invasão bolsonarista criminosa às sedes dos três Poderes, líderes...

Imagem de buraco negro prova (mais uma vez) que Einstein estava certo

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_