Prefeitura de Ouro Preto firma convênio para a reinstalação da Escola de Música São Pio X

Publicado em 27/05/2021 às 09:05 por Redação
Imagem: Neno Vianna


Após anos fechada, a Escola de Música São Pio X será recriada pelo Coral São Pio X, sob a gestão do Bispo Emérito Dom Francisco Barroso, e funcionará na Casa do Folclore do Antônio Dias. A Prefeitura de Ouro Preto firmou convênio com o Coral, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, que será o suporte municipal da escola.

O prefeito Angelo Oswaldo se reuniu ontem, 24 de maio, para oficializar esse convênio que, segundo ele “será uma grande instituição musical em Ouro Preto novamente para a formação de jovens ouro-pretanos no campo da música. A Prefeitura dará todo o apoio para que em breve a escola seja aberta”.

Dom Barroso está orgulhoso em reabrir esse espaço que formou grandes músicos hoje espalhados pelo mundo. “A intenção é ajudar as crianças e jovens a terem oportunidade de aprimorar sua arte musical gratuitamente e, no futuro, fortalecer o coral e a orquestra da cidade, com a formação de novos músicos e cantores. Buscamos apoio da Prefeitura que se abriu ao nosso projeto, na qual possuímos uma relação de amizade e confiança. Uma gestão atuante que entendeu a importância dessa escola para Ouro Preto”.

A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, está contente com esse convênio por ser uma conquista tão importante para o Município. “Ouro Preto é uma cidade musical desde os primórdios do séc. XVIII e esse retorno da Escola de Música fará com que essa iniciativa evidencie o lado musical da cidade e tenho certeza que formará grandes músicos e musicistas”.

Zaqueu Astoni, secretário da Casa Civil, parabeniza o Dom Barroso pela forma aguerrida que mantém as atividades do coral. “Essa escola é muito importante para nossa cultura e tradição religiosa, além do papel importantíssimo que ela fará para a juventude ouro-pretana. Com certeza será um grande presente a todos aqueles que fazem parte do mundo da música”.

Formado em música e membro do Coral Pio X desde 2017, Luan Oliveira é professor de piano e teclado e atual Diretor da Escola de Música e reforça a importância desse retorno à cidade. “Àqueles que não puderam ter acesso a algum instrumento, à técnica vocal, poderão, por meio dessa iniciativa, ter contato com esse universo das artes. A administração municipal nos atendeu e ouviu prontamente, nos dando todo apoio para que os ouro-pretanos possam ter esse acesso”.

Ao final da reunião, o Bispo Dom Barroso abençoou a imagem de Jesus Cristo, no auditório da Prefeitura, e desejou votos de muito sucesso à atual gestão.

Também estiveram presentes da reunião a vice-prefeita, Regina Braga, o secretário de Governo, Felipe Guerra, o presidente do Clube Zé Pereira dos Lacaios, Arthur Ramos, e Rita Cruz, membro da diretoria do Coral Pio X.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Prefeitura Com Você chega a Rodrigo Silva neste sábado

Vereadora Damires viabiliza 1,4 milhões em emendas parlamentares federais para...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Vaticano autoriza início de processo de beatificação de Padre Cícero, diz...

As palavras também machucam

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_