Testes de detecção da Covid-19 pela UFOP em Ouro Preto começarão a ser feitos em maio

Publicado em 30/04/2020 às 10:44 por Redação
Laboratório de Imunopatologia do Nupeb. Imagem: Divulgação Nupeb
O termo de compromisso para o credenciamento que permitirá ao Laboratório de Imunopatologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP (Nupeb) realizar os testes de detecção da Covid 19 foi confirmado na tarde da última terça (28).

O laboratório da instituição possui o padrão de segurança biológica nível NB2, o exigido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para credenciamento e inclusão na RedeLab Covid-19, rede de laboratórios parceiros da Fundação que vai dar suporte às demandas durante a pandemia. O Nupeb tem capacidade para realizar 200 testes diariamente

Em Ouro Preto não há nenhum registro do coronavírus, porém há casos confirmados em cidades vizinhas, como Mariana, inclusive com um óbito decorrente da doença. Para a reitora da UFOP, Cláudia Aparecida Marliére, o credenciamento e a realização dos testes significam um avanço fundamental para a contenção da doença em nossa região. Segundo ela, a Instituição “não medirá esforços para atender às comunidades com determinação e segurança, uma vez que possui uma excelente qualificação no corpo de pesquisadores e colaboradores”. Ela acrescenta: “o momento é trágico, e o credenciamento chega em boa hora”.

O prefeito Júlio Pimenta ressalta que os diagnósticos possibilitarão acompanhar a evolução do vírus na cidade. “A ampliação e a rapidez no resultado dos testes permitirão a definição de estratégias de isolamento de pessoas que possam vir a ser contaminadas, evitando a disseminação da doença”.

A Secretaria de Estado de Saúde é responsável por enviar os insumos e a Universidade por adquirir os reagentes. A coleta do material para os testes é de responsabilidade dos municípios. A previsão é que em meados do mês de maio o laboratório da Ufop já esteja realizando os testes.

INFORMAÇÕES GERAIS



O que são testes para detecção de doenças como a Covid -19?

São exames que detectam se a pessoa teve ou não contato com o vírus.

Que tipo de amostra é usada nos testes?

Existem os testes que usam sangue, soro ou plasma e os que precisam de amostra de secreções coletadas das vias respiratórias, como nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta)

Como serão realizados os testes em Ouro Preto?

Em Ouro Preto, a coleta será de amostra de secreções, que será feita pela Secretaria de Saúde e enviadas para a UFOP, onde os testes serão de responsabilidade dos docentes, técnicos-administrativos, doutorandos e pós-doutorandos.

Texto: Wellington Silva

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Ouro Preto é nota 10 no ICMS Turismo

Com mais de 600 alunos, Olimpíadas Escolares é iniciada em Lafaiete


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Falácia Constitucional: o silêncio ensurdecedor dos governantes sobre o...

Buraco de 1 milhão de km² na camada de ozônio do Ártico finalmente se fecha

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_