Chuvas em Itabirito: Prefeitura dá sequência à limpeza da cidade e esclarece dúvidas em coletiva de imprensa

Publicado em 12/01/2022 às 08:58 por Redação
A Prefeitura de Itabirito realizou na tarde desta segunda-feira, dia 10 de janeiro, uma coletiva de imprensa para esclarecer dúvidas e prestar orientações à população quanto à reconstrução da cidade após as fortes chuvas que tiveram início na madrugada de sábado, dia 8 de janeiro, provocando o transbordamento do Rio Itabirito.

O prefeito Orlando Caldeira; o vice-prefeito Dr. Elio da Mata; o secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro; e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Felipe Delabrida, responderam a perguntas da imprensa e aproveitaram o momento para falarem diretamente com a população a respeito da situação atual no município.

Perdas no município



De acordo com o prefeito Orlando Caldeira, a Prefeitura perdeu cestas básicas e remédios na enchente, mas trabalha para restabelecer os estoques por meio de apoio junto aos governos estadual, federal e de empresas privadas.

Abastecimento de produtos e insumos



Durante a coletiva de imprensa, o prefeito reforçou à população que o abastecimento de insumos e produtos em mercados, supermercados, postos de combustíveis, medicamentos, gás de cozinha, entre outros, está sendo mantido por meio da estrada próximo ao Pico, ligando Itabirito à BR-040.

A medida visa garantir o abastecimento de toda a cidade até que o acesso realizado por meio da BR-356 seja restabelecido.



Recuperação



Em resposta rápida à calamidade provocada pela água da chuva no Centro e em diversos bairros do município, equipes da Prefeitura estão nas ruas da cidade desde a tarde do último sábado, dia 8 de janeiro.

Em atenção aos desalojados, foi montado um abrigo na Escola Municipal Natália Donada Melillo. Na tarde desta segunda-feira, dia 10 de janeiro, o espaço reunia, aproximadamente, 150 pessoas. No local, estão sendo ofertados refeições, dormitório e banheiro.

Em outra linha de frente, as equipes da Prefeitura e de empresas parceiras trabalham junto à população na recuperação do Centro da cidade, uma das regiões mais afetadas pelo nível alto do Rio Itabirito.

São usadas máquinas, caminhões-pipa, enxadas, pás e caçambas onde estão sendo descartados a lama, o lixo e os móveis de comerciantes e moradores afetados pela enchente.

“Conseguiremos superar esse momento difícil e reconstruir Itabirito. O mais importante, neste momento, é reafirmar o compromisso com a segurança de todos os itabiritenses. Vários bens materiais foram perdidos, mas, juntos, recomeçaremos e superaremos essa situação”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itabirito
PUBLICIDADE

Prefeitura de Ouro Preto recebe kits de barracas via emenda do deputado Zé...

Bombeiros participam de mutirões contra dengue em Lafaiete, Congonhas e...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

MST anuncia que o movimento pretende realizar “ocupações de terra” em...

Atores da série Grey’s Anatomy aderem à campanha #EleNão

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_