Coronavírus: MPT cria canal de denúncias para profissionais da saúde em Minas Gerais

Publicado em 26/03/2020 às 10:19 por Redação
MPT recomenda ao setor da saúde medidas de proteção contra o coronavirus — Foto: Shutterstock


O Ministério Público do Trabalho (MPT) criou um canal para receber denúncias de eventual descumprimento às recomendações ao setor de saúde que estão sendo enviadas para secretarias municipais, estabelecimentos do setor e laboratórios de Belo Horizonte e de outros municípios mineiros. São notificações alertando sobre procedimentos específicos de proteção, desinfecção e orientação dos profissionais da área de saúde, para evitar a propagação do coronavírus.

O MPT criou um formulário on-line, destinado a trabalhadores e trabalhadoras dos serviços de saúde, sindicatos do setor, conselhos e gestores (públicos e privados), disponível em: http://ow.ly/ghjc50yVNGg.

As notificações recomendatórias contêm um rol de medidas comuns a todos os seguimentos e outros com medidas específicas.

"A situação que estamos enfrentando é permeada de complexidade e de urgências, decorrente da necessidade de reorganização de rotinas de proteção da saúde, revisão dos planos de consumo de itens de proteção, dentre outras medidas. Essas recomendações consolidam procedimentos básicos e incentiva a atuação convergente dos três seguimentos", explicou a responsável pela Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho do MPT em Minas, Adriana Augusta de Souza.

Os procedimentos comuns - recomendados às secretarias, estabelecimentos de saúde e também laboratórios - alertam para a necessidade do "fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletivos, adequação de veículos que transportam profissionais e materiais biológicos, fornecimento de insumos e capacitação para os profissionais da saúde".

EPIs e ventilação



Dentre eles estão fornecer EPIs em quantidade suficiente e dentro das especificações necessárias; adotar medidas especiais de ventilação e desinfecção de veículos que transportam profissionais e materiais biológicos ventilação e desinfecção: acesso à água, sabão, preparação alcoólica; óculos de proteção ou protetor facial; máscara cirúrgica; avental impermeável; luvas de procedimento; máscaras N95, FFP2 e sejam orientados a usar de modo eficiente.

As secretarias deverão também orientar os SESMTs (Serviços Especializados de Medicina e Segurança do Trabalho) das empresas sobre a forma de encaminhamento de casos suspeitos.

Planos de contingência



Para os estabelecimentos de saúde e laboratórios, além das medidas de segurança e higiene, o MPT está recomendando a organização de planos de contingência que possibilitem a redução da aglomeração da força de trabalho. Entre eles, adoção de trabalhos à distância para postos compatíveis, flexibilização de jornada e possibilidade de ausências ao trabalho em decorrência de adoecimento familiar por coronavírus. O ambiente de trabalho, de acordo com a normatização, deve ser reorganizado para aumentar a distância entre as pessoas.

"No dia 20 de março, o MPT enviou Notificação Recomendatória geral a mais de 5 mil empregadores do estado. Além do setor da saúde, diversos outros, onde o risco de exposição de trabalhadores é maior, como o teleatendimento, setor de aviação, estão recebendo notificações específicas", informou Adriana Augusta de Souza.

Fonte: G1.globo.com
PUBLICIDADE

Homem é preso suspeito de matar esposa com pé de cabra em Ouro Preto

Vereadora Damires Rinarlly apresenta solução para as reivindicações sobre o...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Após invasão bolsonarista criminosa às sedes dos três Poderes, líderes...

Lula faz na COP27 primeiro discurso internacional depois de eleito

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_