Servidores municipais se reúnem hoje e sindicalista não descarta greve

Publicado em 28/04/2023 às 18:42 por Redação
Está marcada para as 19h30 desta sexta-feira (28/04) assembleia geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Conselheiro Lafaiete (SINSERLAF). A pauta é extensa e vai abranger uma variada lista de queixas e reivindicações da categoria.

Segundo o presidente do SINSERLAF, Valdney Alves, serão abordadas, entre outras questões, a falta de reposição salarial, a adoção pelo Município do piso nacional do magistério e concessão do adicional de insalubridade a cantineiras e ACS (Agentes Comunitários de Saúde), além da falta de segurança nas creches e escolas e a não realização de concurso público.

A pauta inclui também a situação de 40% dos servidores, que estariam recebendo valor inferior ao salário mínimo e precisando de complementação para alcançar a remuneração determinada por lei. Por fim, será debatido também o vale-alimentação, que teria deixado de ser aceito em diversos estabelecimentos comerciais por conta do não pagamento pela administradora do cartão.

Outra pendência em debate seria o parecer do Tribunal de Contas do Estado, favorável a que seja levado em consideração o período pandêmico para fins de contagem do tempo de serviço na concessão de benefício previdenciário ao funcionalismo. Segundo seu presidente, o sindicato ainda não obteve retorno da Prefeitura, que também não estaria cumprindo a determinação do TCE.

Greve



Valdney admitiu que a decretação de greve por tempo indeterminado no serviço público não está descartada: “A pauta inclui a possibilidade da deflagração de greve, que terá data de início, mas não prazo para ser encerrada. Isso porque, infelizmente, a Administração Pública não se mostra aberta ao diálogo. Já vai pra quase dois meses que protocolamos a pauta e solicitamos uma reunião; porém, até à data de hoje, não fomos chamados nem nossa pauta foi respondida”.

Valdinei Alves antecipou o pedido de desculpas à população e pediu compreensão, caso a deflagração da greve seja inevitável. O sindicalista também reiterou o apelo aos servidores para que compareçam à assembleia de logo mais para discutir essas e outras questões de interesse da categoria: “Quando brigamos por nós, servidores públicos, também estamos lutando pela comunidade lafaietense. A gente fica vendo a Administração Pública postando vídeos de novas obras quando eles não estão dando conta se quer do que já tem. Basta ver o quanto nossos prédios estão sucateados, falta material, faltam condições de trabalho. Por isso achamos que, primeiro, o foco da Prefeitura deveria ser reestruturar o que já existe, colocar em perfeito funcionamento, para depois pensar em ampliar”, observou o sindicalista.

Fonte: Fato Real
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Ouro Preto quer ouvir os artistas da cidade

Reunião pública expõe entraves na transferência do serviço de hemodiálise...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Datena agride Marçal com cadeirada durante o debate na TV Cultura

Buraco de 1 milhão de km² na camada de ozônio do Ártico finalmente se fecha

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_