V Seminário de Saúde Mental celebra o viver como ato de resistência

Publicado em 23/05/2019 às 14:53 por Redação
Por: Daniel Almeida

"Direito às diversas gentes: de mãos dadas contracorrente" foi o tema da quinta edição do Seminário realizado no Sesi Mariana, nessa última quinta-feira (16). O evento teve como objetivo dar visibilidade à luta antimanicomial, ao combate à mercantilização da Saúde Mental e à violação dos Direitos Humanos nos tratamentos psiquiátricos.

Organizado pela Prefeitura e pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Mariana, o Seminário contou com conferências, apresentações culturais e mesas de discussões. Compuseram a mesa "Vivências e Resistência" a psicóloga Mariana Tavares, a psicanalista e professora da PUC/MG Juliana Mota e a médica do Caps de Mariana Janaíssa Ribeiro.

Juliana destacou a necessidade de adaptação nos tratamentos psiquiátricos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "As instituições hospitalares precisam caber nos pacientes, adaptar-se a ele, para ajudá-lo de modo efetivo. Todos somos sujeitos singulares com necessidades diferentes”, disse. Juliana ainda pontuou que o insistir nessa adaptação é uma ato de resistência. “Nós, como profissionais da saúde, precisamos refletir sobre como atender sem oprimir essas pessoas”, ressaltou Juliana.

Já a médica especializada em estratégias de saúde para a família do Programa da Saúde da Família (PSF) do bairro Cabanas, Janaíssa Ribeiro, destacou a importância da medicina integrativa no tratamento dos pacientes que atende. "Acupuntura e meditação são formas de intervir no organismo do paciente sem usar medicamentos. Além de tratar, são práticas que ajudam na prevenção de doenças. Às vezes, o efeito desses recursos terapêuticos supre a necessidade de medicamentos, como: um paciente que faz acupuntura não precisa, necessariamente, tomar anti-inflamatório por muito tempo, o recurso satisfaz essa necessidade", explica Janaíssa.

Na pesquisa "Impactos na Gestão com a Oferta da Acupuntura como Terapia Complementar em um Centro de Saúde de Florianópolis/SC", de Melissa Costa Santos, Marcos Bosquetti e Juliana Pereira, de 2012, verificou-se que após a Acupuntura ser implementada no Centro de Saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Sanitário Leste, Florianópolis - SC, houve uma queda 33,3% no consumo/dispensação de analgésicos e anti-inflamatórios, durante o primeiro semestre daquele ano.

Durante o Seminário houve também um momento de meditação com o grupo “Calmamente”, coordenado por Janaíssa. Os poucos minutos da prática geraram alívio e satisfação naqueles que participaram. A integrante do grupo, Teresinha Miranda, 62, enalteceu os efeitos da prática no dia a dia dela. “O viver é melhor. Você pensa e age com mais calma. São poucos minutos por dia que ajudam em todos os aspectos da vida, saúde e comportamento”, destacou Teresinha.

O evento foi encerrado com a apresentação do grupo teatral e musical do Caps, “Suco de Papel Artificial”. Na produção foi abordado o preconceito enfrentado pelos portadores de transtornos mentais e a importância do afeto para o tratamento e o bem-estar dos diagnosticados. O Grupo é composto por: Mauricio Motta, Luciana Raimundo Pedra, Maria Aparecida Bonifacio e Karen Santos.

O V Seminário de Saúde Mental faz parte da programação microrregional da Rede de Saúde Mental de Mariana, Ouro Preto e Itabirito. O evento foi encerrado com o Desfile da Luta Antimanicomial que contou com mais de 300 pessoas, em frente à Prefeitura, na sexta (17). Durante a concentração, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, parabenizou os organizadores do evento. "Sem o carinho e o empenho de vocês o Seminário não teria esse impacto. Juntos vamos lutar pelos direitos de vocês!", reafirmou o Prefeito.

O Caps presta atendimento e tratamento na área da saúde mental através de consultas, acompanhamento psicológico e psiquiátrico, oficinas e ações terapêuticas. Aberto e comunitário, são constituídos por equipe multiprofissional, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais. O Caps de Mariana atende de segunda à sexta, das 8h às 17h, na Rua 16 de Julho, Centro. Mais informações, ligue : 031 3558-2985.

FOTO: DANIEL ALMEIDA l PREFEITURA DE MARIANA

Fonte: Prefeitura Municipal de Mariana
PUBLICIDADE

Prefeitura mantém subsídio e tarifas do transporte coletivo não serão...

Vereadora Damires viabiliza 1,4 milhões em emendas parlamentares federais para...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Ministério da Educação anuncia reajuste do piso salarial dos professores de...

Pediatra ensina como fazer máscara de proteção com materiais simples

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_