Ouro Preto é sucesso em números de visitantes e de público nas atrações da cidade

Publicado em 23/02/2020 às 11:08 por Redação
A cidade de Ouro Preto é um dos destinos mais procurados no Brasil como cidade histórica de beleza cênica natural e preservada arquitetura. É destaque também nos eventos tradicionais como o Carnaval, considerado um dos melhores carnavais de rua do interior do país, e a Semana Santa, com as ritualísticas festas religiosas que ocorrem nas igrejas de arquitetura barroca do século XVIII.
Imagem: Ane Souz

Em 2019, a visitação nos museus de Ouro Preto obteve uma ascendência, fato que pode ser comprovado com os registros de visitantes no período de janeiro 2019 a janeiro de 2020. O Museu da Inconfidência, que resguarda a história de Vila Rica, em sua edificação onde funcionou a Casa de Câmara e Cadeia, é um dos museus mais visitados no Brasil, registrando o número de 220.000 durante o ano de 2019.

O número de visitantes também foi significativo na Casa da Ópera, Teatro Municipal mais antigo em funcionamento das Américas, que esse ano completa 250 anos de história. A Casa da Ópera recebeu 8.205 visitantes entre os meses de janeiro a dezembro de 2019.

Outro Museu que também se tornou atraente aos visitantes é o Museu Municipal Casa dos Inconfidentes, casa que, segundo a cultura local, abrigava os inconfidentes. Com seu mobiliário dos séculos XVIII e XIX, o espaço obteve um público de 5.645 turistas durante o período.

A previsão é que este movimento turístico ainda se mantenha mesmo nos períodos de sazonalidade, de acordo com os dados da Secretaria de Turismo. Em junho e julho de 2019 houve um crescimento de 15% no movimento turístico e que se manteve com um aumento de 10% no fluxo nos meses considerados de baixa temporada, demonstrando um interesse dos visitantes pelo destino histórico cultural que é a cidade de Ouro Preto.

Para o Carnaval de 2020, os hotéis e pousadas de Ouro Preto já trabalham com 72% da taxa de ocupação e esperam atingir os 90% durante os quatros dias de folia na cidade. As pousadas e demais acomodações nos distritos de Ouro Preto também estão em condições de lotação para a folia para quem busca lugarejos de descanso em companhia da natureza.

O diretor financeiro do Convention & Visitors Bureau, Antoninho Santos, que também representa o empresariado ouro-pretano, espera que o Carnaval supere a média do ano passado, que foi de 45%, com os 75% da taxa de ocupação já confirmados pela Agência Brasileira de Hotéis – ABIH para este ano.

Antoninho Santos afirma que no ano passado o cenário econômico havia uma incerteza, devido à mudança de governo, cenário de recessão em Ouro Preto, insegurança e enfrentamento de novo cenário político federal. Outra questão que afetou o turismo à época foi a recomendação da Defesa Civil a respeito do acesso à cidade, dificultando a passagem de BH a Ouro Preto na rodovia BR356. Após este período, o turismo retornou com um crescimento evolutivo de 50% em sua taxa de ocupação nos meses que seguiram até o final de 2019, com recuperação econômica em relação ao turismo e aumento de 20% na receita já no mês de janeiro 2020, ressalta o empresário.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, enfatiza a importância deste crescimento do turismo como atividade no desenvolvimento econômico de cidade. “Os números demonstram uma recuperação total de público para o carnaval, que evidenciou o interesse de uma festa tipicamente de rua e de ambiente familiar. O número expressivo de turistas durante o ano também mostra como Ouro Preto ainda se mantém como um dos destinos mais atrativos do Brasil e que o turismo é um dos caminhos para diversificação da economia. A cidade está se organizando e está cada vez mais preparada pra receber os visitantes”, ressalta Felipe.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
PUBLICIDADE

Ouro Preto é nota 10 no ICMS Turismo

Atraso em divulgação de resultado da Lei Paulo Gustavo prejudica setor...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Vaticano autoriza início de processo de beatificação de Padre Cícero, diz...

Pediatra ensina como fazer máscara de proteção com materiais simples

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_