Prefeitura de Mariana realiza a primeira reunião do NUPDEC no Bairro Santo Antônio

Publicado em 23/03/2022 às 09:53 por Redação
Por Isabela Jorge

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Defesa Social e Defesa Civil, realizou na última quarta-feira (16) a primeira reunião do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil - NUPDEC do Bairro Santo Antônio. O grupo conta a colaboração voluntária de cidadãos que vivem em áreas de risco e desejam prevenir desastres e diminuir os impactos causados por esses eventos.

Os agentes da Defesa Civil buscam capacitar os moradores do bairro para serem aptos a atuarem em casos de deslizamentos de terra, enchentes e situações de risco. Além disso, realizam cursos de primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção de acidentes domésticos e estudos geotécnicos. A intenção é mobilizar o corpo social para atuar imediatamente, caso tenha alguma situação de emergência.

De acordo com a agente de Defesa Civil, Rosana Lima, a população deve estar integrada à atuação em situações de desastres, pois muitas vezes os agentes não conseguem chegar imediatamente ao local de emergência, mas os moradores já estão inseridos naquela realidade e em contato direto com o ocorrido, por isso, ao serem capacitados, poderão atuar diretamente e evitar perdas humanas e materiais.

Participação do Corpo de Bombeiros Militar

A reunião também contou com a participação dos agentes do Corpo de Bombeiro Militar, o Tenente Torres e o Major dos Anjos. Ambos explicaram sobre os cuidados domésticos para evitar acidentes na cozinha e a intoxicação com produtos de limpeza.

Ler as instruções nos rótulos de produtos, não misturar materiais de forma irresponsável, manter longe do alcance de crianças e animais e procurar ajuda médica em caso de ingestão foram algumas orientações dadas aos voluntários.

Ademais, foram orientados sobre os cuidados com o botijão de gás, como desligá-lo ao terminar de utilizar o fogão, não deixar o objeto tombado e em caso de vazamento apagar o padrão de luz e abrir portas e janelas no intuito de evitar maiores problemas.

NUPDEC em outras localidades

O Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil, anteriormente, também foi introduzido em outras localidades. O Bairro Santa Rita de Cássia e o Distrito Ponte do Gama possuem grupos de voluntários que estão engajados na mesma causa: diminuir os impactos causados por desastres, identificar alterações na região em que vivem e atuar imediatamente nas situações de emergência.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mariana

Bairros Piedade e Padre Faria se tornam palcos para 17ª edição da Mostra de...

Lafaiete tem hoje ações voltadas para a prevenção do câncer de mama


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Após vaquinha do Razões, Fantástico homenageia enfermeiro que dormia em...

Encontro Transições: Como Lidar com sua dor emocional

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_