Programa municipal que reflete sobre patrimônios culturais é exemplo para Ouro Branco

Publicado em 26/08/2022 às 10:09 por Redação
material didático do Progama Imagem: Ane Souz


A data de hoje, 24 de agosto se torna simbólica para o Programa “Ouro Preto, o meu lugar". Após o sucesso nas escolas participantes, a cidade vizinha de Ouro Branco assinou nesta quarta a carta de adesão à Lei de Educação Patrimonial de Ouro Preto, implementando o programa no município. Nomeado como "Programa Municipal de Educação e Patrimônio: Ouro Branco, o meu lugar!", a ação tem parceria com a Casa do Professor e a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto, que foi a criadora do programa primário.

A implementação do programa em um novo município manifesta um ótimo desempenho e aceitação do público, além de demonstrar que o Programa está seguindo um caminho próprio e promissor. “É de grande honra e alegria saber que o Programa criado pela Casa do Professor vai ultrapassar os limites com a co-irmã Ouro Branco”, afirma a coordenadora do Programa, Claudia Pereira.

O Programa “Ouro Preto, o meu lugar”, lançado em 2018, é um programa municipal que promove reflexões sobre o que é patrimônio cultural. A atividade propõe aos alunos ouro-pretanos visitação em eventos culturais e artísticos, visando debater acerca da temática.

No período de pandemia da Covid-19, o Programa continuou com as atividades internamente e, em junho deste ano, retomou as atividades presenciais nas escolas-piloto municipais: Doutor Pedrosa, Caic, Monsenhor João Castilho Barbosa, Bernardina de Queiroz e Daura de Carvalho, sendo esta a primeira escola estadual a aderir ao Programa. Sendo muito importante essa implementação no segmento estadual, já que atesta a expansão do projeto.

Ouro Preto é conhecida principalmente por seus diversos patrimônios materiais e que, às vezes, suprime a história por trás das edificações, da constituição do local e do sentimento de pertencimento dos próprios ouro-pretanos. A execução do Programa estabelece reflexões importantes e oferece um vasto conhecimento acerca da cidade histórica.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Região dos Inconfidentes terá o registro de suas duas primeiras IGs: Geleia...

Ator lafaietense é destaque na série “Cidade de Deus: A Luta Não Para”


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Ministério da Educação anuncia reajuste do piso salarial dos professores de...

Lula faz na COP27 primeiro discurso internacional depois de eleito

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_