Em Ouro Preto, o Conselho Municipal de Educação permanece ativo por meio de videoconferências

Publicado em 25/05/2020 às 19:52 por Redação
Atual composição do CME OP. Imagem: Arquivo/CME OP

O Conselho Municipal de Educação, CME Ouro Preto, realizou neste mês de maio duas reuniões por videoconferência para tratar de assuntos que envolvem políticas educacionais. Os conselheiros fizeram uso da plataforma digital Meet, do Google, que permite aos profissionais se conectarem tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis.

Os conselhos municipais de Educação são entidades apartidárias que normatizam o funcionamento das instituições escolares públicas e privadas. Atuam como interlocutores entre a sociedade e o poder público e na defesa dos direitos educacionais assegurados por lei.

A primeira reunião online do CME Ouro Preto aconteceu no dia 6 de maio e o debate girou em torno do retorno das aulas na rede estadual. Todos se manifestaram contra a medida cogitada pelo governo e emitiram um parecer.

Já no segundo encontro, no dia 13 de maio, o presidente do Conselho, Leandro Andrade Cardoso, explica que um único e importante tema consumiu todos os esforços do grupo: “A principal discussão foi sobre a necessidade do adiamento do Enem 2020, em razão das medidas de prevenção ao Covid-19”, disse o presidente. Para ele, as videoconferências não possuem a mesma eficácia das reuniões presenciais, sobretudo em razão de problemas técnicos de conexão, mas estão servindo para manter as ações do CME Ouro Preto ativas nesse período de isolamento: “Na última reunião, o Conselho, por unanimidade, decidiu contra a realização do Exame Nacional do Ensino Médio na data prevista pelo Ministério da Educação, e determinou a elaboração de uma nota pedindo o adiamento do Enem”.

No dia 20 de maio, o MEC e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciaram que o Enem deste ano será adiado por 30 a 60 dias. As provas, que estavam previstas para o mês de novembro, deverão acontecer em dezembro ou janeiro de 2021. As inscrições terminam nesta quarta-feira, dia 27 de maio, mas somente para as provas em versão impressa. Para as provas em versão digital o Inep divulgou que já não há mais vagas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Testes de detecção da Covid-19 pela UFOP em Ouro Preto começarão a ser...

Obras no hospital de campanha de Lafaiete poderão ser concluídas até o fim...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Ex-juiz Sergio Moro anuncia demissão do Ministério da Justiça e deixa o...

Pediatra ensina como fazer máscara de proteção com materiais simples

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_