Solenidade na Curva do Vento marca soma de esforços pela valorização da vida e prevenção ao suicídio

Publicado em 25/05/2021 às 11:03 por Redação
Imagem: Neno Vianna


A Avenida Lima Júnior, popularmente conhecida como Curva do Vento, recebeu nesta sexta, 21, a instalação de 13 placas que fazem parte da campanha de prevenção ao suicídio. A iniciativa foi proposta pela 2° Companhia de Bombeiros Militar de Ouro Preto e teve apoio da Prefeitura, Samu, Ufop e o Centro de Valorização à Vida (CVV).

O idealizador do projeto, Sargento Dionelli, preocupado com o número de ocorrências de pessoas disposta a ceifar a vida, principalmente na Curva do Vento, buscou inspiração em um projeto realizado na Ponte Mapo, em Seul, Capital da Coreia do Sul, em que se fixaram mensagens motivacionais com o intuito de prevenir o suicídio. “Fico satisfeito com a concretização da ação e espero que isso traga um resultado positivo à população, que salvem vidas, esse é o nosso objetivo, não só como bombeiro, mas como ser humano também’’, afirma o Sargento.

Ricardo Campolim, do Centro de Valorização à Vida, e o professor Aisllan de Assis, doutor em Saúde Coletiva e professor na Escola de Medicina na Universidade Federal de Ouro Preto, ressaltaram a importância da escuta e do acolhimento e como essas ações geram impactos positivos às pessoas. A diretora da Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto - Saúde Mental, Paula Brito, pontuou o evento como de extrema importância e ressaltou que, em 2019, foi realizado no Município, um curso de abordagem ao suicídio em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto e contou com a presença do Corpo de Bombeiros em prol de estratégias de abordagem a escuta qualificada, o Tenente Anderson, que foi um dos cursistas, afirma que com instalação das placas inicia-se a “ressignificação cultural da Curva do Vento”.

O prefeito Angelo Oswaldo e a vice Regina Braga acompanharam a cerimônia e a classificaram como uma iniciativa marcante, uma grande soma de esforços pela vida. “Na prevenção ao suicídio, nós continuaremos apoiando todos os grupos que trabalham determinadamente e contribuem conosco para a valorização da vida”, afirma o prefeito.

O Major Kleber considerou o feito como um marco para a cidade de Ouro Preto e enunciou que as ações de proteção devem ser difusas, assim como o Sargento Anderson, acredita que o feito trará outro significado ao local.

Em respeito às vidas perdidas e aos familiares, foi realizado um minuto de silêncio e a soltura de balões.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Casa da Ópera comemora 251 anos com show de Toninho Horta

Pessoas com 59 anos sem comorbidade serão vacinadas hoje em Lafaiete


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Após vaquinha do Razões, Fantástico homenageia enfermeiro que dormia em...

Atores da série Grey’s Anatomy aderem à campanha #EleNão

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_