Secretarias se unem para desenvolver hortas comunitárias

Publicado em 28/04/2023 às 18:52 por Redação
Imagem: Mariana Marques


As secretarias de Agropecuária e de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Padre Faria, desenvolvem conjuntamente um projeto de hortas comunitárias, a princípio, intitulado “Projeto Viveiro de Mudas”.

A iniciativa tem como objetivo produzir mudas de hortaliças que serão utilizadas para manter a horta comunitária do CRAS e, também, para serem doadas para a população

cadastrada no projeto, tanto para pessoas que já cultivam hortas quanto para aqueles que não o fazem por falta de espaço, orientação ou estímulo.

“O CRAS Padre Faria já cadastrou 30 famílias e temos cerca de 2.700 mudas semeadas, que estarão prontas para o projeto em aproximadamente 15 dias”, afirma a coordenadora do CRAS, Fátima Baudson.

Os interessados também aprenderão sobre o uso das sementeiras, com substratos adequados para cada tipo de hortaliças.

A iniciativa também conta com o auxílio dos estagiários do curso de nutrição da UFOP, já que a atividade está vinculada às ações de segurança alimentar, pois possibilita aos usuários o complemento de sua alimentação com legumes, verduras e hortaliças, no sentido de não apenas produzir, mas também para o melhor aproveitamento desses alimentos saudáveis, de produção agroecológica.

Segundo a pasta da Agropecuária, o engenheiro agrônomo visitará os espaços e residências das famílias cadastradas, avaliará a qualidade do solo, bem como quais itens são mais apropriados dentro das condições apresentadas em cada realidade. Além disso, parceiros e voluntários são bem-vindos para o cuidado diário com a produção.

A ampliação das hortas comunitárias para outras áreas do município, como em outros CRAS, na sede e nos distritos, e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) está em fase de análise.

O CRAS Padre Faria fica localizado na rua Desidério de Matos, nº 769, bairro Padre Faria. O telefone de contato é (31) 9 9231-4246 ou (31) 9 8678-1066.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Associação do Grupo da Terceira Idade de Ouro Preto recebe, da Prefeitura,...

Bombeiros participam de mutirões contra dengue em Lafaiete, Congonhas e...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

MST anuncia que o movimento pretende realizar “ocupações de terra” em...

Imagem de buraco negro prova (mais uma vez) que Einstein estava certo

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_