Peça infanto-juvenil gratuita sobre sustentabilidade estreia em quatro cidades da região

Publicado em 31/08/2023 às 09:30 por Redação

Com 10 apresentações em escolas públicas a partir do dia 28 de agosto, a peça "Futuro Sustentável", será encenada pela Trupe da Meia Noite e do Meio Dia.


Público infantil assistindo ao espetáculo. Crédito — Reprodução / Divulgação.

O Teatro Sustentável® com sua Trupe da Meia Noite e do Meio-Dia, se orgulha em levar a magia do teatro para as crianças de 7 a 13 anos de escolas públicas de quatro cidades de Minas Gerais: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Itabirito. A plateia terá a oportunidade de assistir a uma aventura que fala sobre a importância da cultura, da preservação do meio ambiente e da mineração responsável.

Entre os dias 28 e 31 de agosto, o Grupo Teatral apresentará o espetáculo "Futuro Sustentável", que foi totalmente adaptado e modernizado, para essas cidades mineiras. O projeto, que é patrocinado pela Jaguar Mining – uma empresa produtora de ouro no Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) – recebe o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e é realizado pela empresa Teatro Sustentável®.

Sinopse


O espetáculo, que tem uma hora de duração, foi criado pela própria Trupe da Meia Noite e do Meio Dia, um grupo teatral que tem como pressuposto mesclar origens mambembes com o teatro contemporâneo.

O roteiro da peça "Futuro Sustentável", de autoria de Laura M. da Silva, foi totalmente reformulado e traz a mensagem de como a sustentabilidade ajuda o planeta. O novo enredo conta, com muita emoção e apelo ao lúdico, a história de Spillkylon, um alienígena que vem à Terra em missão de paz.

O extraterrestre mostra a Calel, da Trupe da Meia Noite e do Meio Dia, o que é preciso fazer para minimizar os impactos da destruição do meio ambiente, como separar e reciclar o lixo, economizar água, energia elétrica e plantar árvores.

Após a partida do viajante das galáxias, os amigos Calel e Drake vão mostrar na prática aos pequenos espectadores como criar um futuro sustentável que respeite a vida e os recursos naturais.

Além de assistir à peça, as crianças vão interagir com o espetáculo, participando de atividades que envolvem fontes de energia, energia química, consumo de água e sustentabilidade.

“Somos um projeto de resgate da memória coletiva: é uma forma de levar arte e entretenimento para as crianças, estimulando a imaginação, a criatividade e a consciência ambiental. Elas podem mudar o futuro por meio de algumas ações diárias simples e totalmente possíveis!", finaliza Christiane Deucher.

Sobre a Jaguar Mining


A Jaguar Mining é uma empresa brasileira, de capital aberto estrangeiro, constituído por ações negociadas na bolsa de valores, com foco na extração de ouro na região do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e no desenvolvimento sustentável.

Atualmente, os ativos em operação são o Complexo CCA, que opera a Mina Pilar (Santa Bárbara/MG) e a Planta de Beneficiamento Roça Grande (Caeté/MG) e o Complexo MTL, que opera a Mina Turmalina e a Planta de Beneficiamento (Conceição do Pará/MG).

A Jaguar também é proprietária do Complexo da Mina Paciência (Itabirito/MG), que encontra-se paralisado e em manutenção desde 2012.

Sobre o Teatro Sustentável®


O projeto tem em seu cerne a concepção de ter a Arte do Teatro desempenhando o seu real papel na vida e na formação do ser humano, pois através dela nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O Teatro Sustentável® acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos.

O projeto tem em seu método o foco na integração que permite relacionar o cotidiano da criança e do jovem com o seu entorno. Nesse sentido, as crianças e jovens terão atividades em que se desenvolverá a criatividade de maneira participativa e dinâmica durante as apresentações. O método contribui para a ampliação do horizonte cultural, favorecendo o contato com personagens imaginários, dramaturgia, música, poesias, artes plásticas etc., ampliando o interesse pelo teatro e seus aspectos estéticos, emocionais, intelectuais e sociais.

As peças e temas tratados, ajudam a desenvolver no público infantil e juvenil o hábito pelo teatro, deflagrando um movimento de cultura e criatividade em forma de lazer, além de estimular na criança a imaginação, seja para o teatro, para a literatura ou para o fazer da cultura em geral, e assim, é alcançada a formação de público, de um público que hoje são crianças que vão se inspirar, se apaixonar e consumir cultura para o resto de suas vidas, passando isso de geração em geração, e o grande diferencial de nosso projeto é que falamos com as crianças na mesma língua delas, e por isso, conseguimos alcançar estes objetivos propostos.

O Teatro Sustentável® já itinerou por mais de 260 municípios, esteve em mais 1.500 escolas, apresentou 1.938 espetáculos em 18 estados brasileiros, beneficiando um público de mais de 250.000 crianças.

Uma das peças teatrais do Grupo Teatro Sustentável. Crédito — Reprodução / Divulgação.


Fonte: Jornal Voz Ativa
PUBLICIDADE

Mês do Rosário é iniciado em Ouro Preto

Vereadora Damires viabiliza 1,4 milhões em emendas parlamentares federais para...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Lula sanciona mudança na Lei Maria da Penha e facilita aplicação de medidas...

As palavras também machucam

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_