Congonhas confirma terceiro caso de febre maculosa

Publicado em 31/08/2023 às 09:17 por Redação
Doença é transmitida pelo carrapato-estrela contaminado


Vigilância sanitária fará investigação da presença do vetor da doença


A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta semana o terceiro caso de febre maculosa em Congonhas. Os dois primeiros pacientes já receberam alta e o terceiro não precisou ser hospitalizado. As equipes do setor de zoonoses e epidemiologia da Prefeitura de Congonhas seguem o protocolo sanitário de investigação e controle da doença e realizam busca ativa dos vetores (carrapatos) nas áreas acessadas pelos pacientes antes da infecção para a realização de análises laboratoriais para a identificação da bactéria R. rickettsii causadora da doença.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde de Congonhas, Carla Vartulli, duas áreas às margens de rios passarão por análise nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, para investigação da presença vetor da doença. As equipes de saúde da Prefeitura farão a coleta de carrapatos nas margens do Rio Santo Antônio, próximo à Praça Olímpica, na Praia e nas margens do Rio Maranhão, próximo à Rua Cornélio Souza Costa, no Centro.

Conforme os protocolos de saúde indicados, as equipes estão devidamente paramentadas para a atividade, com macacões brancos, o que facilita a visualização do carrapato e mantém os profissionais protegidos. Os trajes poderão chamar atenção das pessoas que passarem pelo local no momento das ações.

A febre maculosa é uma doença transmitida por meio da picada do carrapato-estrela contaminado. A bactéria R. Rickettsii é propagada aos humanos e aos animais apenas por meio da picada de um carrapato infectado. Mais comum entre os meses de maio a novembro, a doença tem tratamento por meio de antibióticos. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior será a chance de cura. Em humanos, quando não tratada, a enfermidade consegue ter mais de 80% de letalidade.

Fonte: Fato Real
PUBLICIDADE

Homem é preso suspeito de matar esposa com pé de cabra em Ouro Preto

VEREADORA DAMIRES RINARLLY ENTREGA FERRAMENTAS PROVINDAS DE EMENDA IMPOSITIVA...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Campanha nacional de vacinação contra poliomelite começa nesta segunda-feira

As palavras também machucam

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_