Chuvas em Itabirito: Prefeitura dá sequência à limpeza da cidade e esclarece dúvidas em coletiva de imprensa
Publicado em 12/01/2022 às 08:58 por Redação
A Prefeitura de Itabirito realizou na tarde desta segunda-feira, dia 10 de janeiro, uma coletiva de imprensa para esclarecer dúvidas e prestar orientações à população quanto à reconstrução da cidade após as fortes chuvas que tiveram início na madrugada de sábado, dia 8 de janeiro, provocando o transbordamento do Rio Itabirito.
O prefeito Orlando Caldeira; o vice-prefeito Dr. Elio da Mata; o secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro; e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Felipe Delabrida, responderam a perguntas da imprensa e aproveitaram o momento para falarem diretamente com a população a respeito da situação atual no município.
Perdas no município
De acordo com o prefeito Orlando Caldeira, a Prefeitura perdeu cestas básicas e remédios na enchente, mas trabalha para restabelecer os estoques por meio de apoio junto aos governos estadual, federal e de empresas privadas.
Abastecimento de produtos e insumos
Durante a coletiva de imprensa, o prefeito reforçou à população que o abastecimento de insumos e produtos em mercados, supermercados, postos de combustíveis, medicamentos, gás de cozinha, entre outros, está sendo mantido por meio da estrada próximo ao Pico, ligando Itabirito à BR-040.
A medida visa garantir o abastecimento de toda a cidade até que o acesso realizado por meio da BR-356 seja restabelecido.
Recuperação
Em resposta rápida à calamidade provocada pela água da chuva no Centro e em diversos bairros do município, equipes da Prefeitura estão nas ruas da cidade desde a tarde do último sábado, dia 8 de janeiro.
Em atenção aos desalojados, foi montado um abrigo na Escola Municipal Natália Donada Melillo. Na tarde desta segunda-feira, dia 10 de janeiro, o espaço reunia, aproximadamente, 150 pessoas. No local, estão sendo ofertados refeições, dormitório e banheiro.
Em outra linha de frente, as equipes da Prefeitura e de empresas parceiras trabalham junto à população na recuperação do Centro da cidade, uma das regiões mais afetadas pelo nível alto do Rio Itabirito.
São usadas máquinas, caminhões-pipa, enxadas, pás e caçambas onde estão sendo descartados a lama, o lixo e os móveis de comerciantes e moradores afetados pela enchente.
“Conseguiremos superar esse momento difícil e reconstruir Itabirito. O mais importante, neste momento, é reafirmar o compromisso com a segurança de todos os itabiritenses. Vários bens materiais foram perdidos, mas, juntos, recomeçaremos e superaremos essa situação”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.
Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.
Colaboradores do jornal impresso e do site: Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)