Projeto em escolas de Congonhas transforma resíduos orgânicos em adubo natural
Publicado em 29/08/2023 às 19:25 por Redação
Com o objetivo de reduzir os impactos gerados pelo grande volume de resíduos, destinados aos caminhões de lixo e ao aterro sanitário, as secretarias de Meio ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMAD) e de Educação (SEMED) de Congonhas estão implantando nas escolas da rede municipal o projeto de Composteiras.
O projeto busca o aproveitamento dos resíduos orgânicos como adubo natural de alta qualidade biológica, facilmente utilizado em hortas e jardins. O método de compostagem transforma o lixo orgânico em húmus, contribuindo com um ambiente mais saudável, diminuindo o mau cheiro nas ruas e lixeiras, reduzindo a proliferação de animais vetores de doenças como ratos, moscas e baratas e aumentando a vida útil dos aterros sanitários.
As composteiras recebem os resíduos orgânicos gerados na escola, onde o material que resultar do processo deve ser usado em hortas ou jardins da própria escola ou pela comunidade.
Segundo a Secretária da Semad, Ana Gabriela Dutra, “o projeto tem o objetivo de, além de contribuir com a coleta seletiva na cidade, mostrar aos alunos os problemas que envolvem a geração de resíduos. Pretendemos dar às comunidades escolares alternativas viáveis para o tratamento do material orgânico, uma vez que são utilizados para a a formação do composto de restos de alimentos não processados, como frutas, legumes, verduras, grãos e cascas de ovos, entre outros produzidas nas próprias unidades. As composteiras recebem os resíduos orgânicos gerados na escola, onde o material que resultar do processo deve ser usado em hortas ou jardins da própria escola ou pela comunidade”, explica.
Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.
Colaboradores do jornal impresso e do site: Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)