Programa PAC das Encostas é retomado em Ouro Preto

Publicado em 12/02/2020 às 22:36 por Redação
Por Dalília Caetano
Áreas de risco em Ouro Preto. Imagem: Site defesacivil.ouropreto.mg.gov.br

Em 2012, a Prefeitura de Ouro Preto recebeu um repasse do Governo Federal no valor de R$ 35 milhões para investir em áreas onde há risco de deslizamento de encostas. No entanto, até o ano de 2016, este recurso não havia sido utilizado. Somente em 2017, quando a atual gestão assumiu o governo, deu-se início a retomada desse trabalho junto ao Governo Federal.

Este recurso faz parte do PAC das Encostas, que veio por meio de um mapeamento realizado pela Companhia de Pesquisa de Recursos de Minerais em Ouro Preto e mais 18 cidades do Estado. Há quase três anos, a Prefeitura tem trabalhado para que as ações previstas no programa sejam executadas no município, porém desde quando se iniciou os trabalhos vários desafios foram encontrados.

“Ao fazermos a contratação dos projetos para dar andamento às obras, verificamos que não havia Sondagem Rotativa à Percussão. E a área técnica do Ministério das Cidades exige que tenha este tipo de Sondagem. Sendo assim, como se trata de uma intervenção muito importante para o município , a Secretaria de Obras, com o aval do prefeito, montou um processo licitatório para contratação de uma empresa para realizar a Sondagem. Caso esse trabalho já estivesse sido realizado em 2012, as obras já teriam avançado bastante”, explicou a Coordenadora de Convênios da Prefeitura de Ouro Preto, Cynara Perdigão.

Por meio do Convênio do PAC das Encostas estão previstas intervenções em 20 áreas de contenções onde se constatou alto risco de deslizamento. Durante as intervenções, serão empregadas soluções técnicas como solo grampeado, cortinas atirantadas, muros de arrimo e drenagem.

Até o momento, já foi realizado o projeto de diagnóstico e a proposição do que deverá ser executado para posteriormente dar inicio às obras de contenção.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Prefeitura de Ouro Preto implanta inovador sistema de monitoramento no Carnaval

Zé Pereira Solidário e Bloco dos Baixinhos vão animar os foliões neste...


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Lula sobre coronavírus: 'Primeiro salvamos o povo, depois a economia'

Idosos tendem a compartilhar mais "fake news"

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_