Rua Perita no bairro São Cristóvão preocupa moradores e Prefeitura

Publicado em 20/01/2021 às 20:13 por Redação

Rua Perita no bairro São Cristóvão preocupa moradores e Prefeitura


Reunião com moradores do bairro São Cristóvão Imagem: Ane Souz

No último sábado, 16 de janeiro, moradores do bairro São Cristóvão se reuniram com representantes da Prefeitura, da Saneouro e da ARSEOP. A pauta foi a situação crítica que a Rua Perita e outras partes do bairro se encontram.

A reunião aconteceu a pedido do vereador Alex Brito e do presidente da Associação de Moradores, Sérgio Neves. Participaram a vice-prefeita Regina Braga, os secretários de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, de Obras, Antônio Simões, de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, o coordenador da Defesa Civil, Neri Moutinho, e o assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Pedro Lisboa.

Os moradores apresentaram as demandas que necessitam de intervenção urgente, como os problemas de deslizamento de terra que são agravados pelas chuvas. O presidente da Associação de Moradores, Sérgio Neves, disse que essa situação deixa toda a comunidade insegura, pois não afeta somente a rua Perita, mas todo o bairro. “A rua está numa área de risco! Estamos cansados de ver as pessoas perderem seus imóveis, suas vidas. São vários problemas, não há coleta de lixo nem rede de esgoto na rua Perita, e boa parte dele é jogado pros lados da encosta. Já tivemos outras reuniões e conversas que não deram em nada. Espero que essa reunião nos ajude a encontrar solução, sabemos que não será fácil e rápido, mas que seja efetiva, eficiente e o quanto antes”, concluiu Sérgio.

O secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves informou à comunidade que “está sendo implantando o plano municipal de redução de risco, que é um trabalho realizado pela UFV e UFOP e a coordenadoria de Defesa Civil de Ouro Preto. É um trabalho que vai pontuar e mapear os riscos e o local onde acontecem, para que sejam propostas intervenções específicas e solução desses problemas”, concluiu Juscelino.

A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, informou que no dia 25 de janeiro será apresentado o Plano Diretor de Ouro Preto. Ela reforçou a importância de como escoar, proteger e ocupar ordenadamente as áreas dos bairros e disse que “a necessidade de preservação não se dá somente no centro histórico. Cada bairro tem uma memória, uma história. Nossa intenção é ter um olhar amplo para todas as comunidades e localidades, e isso estará incluído dentro da linha de ação do nosso plano diretor”.

Para a vice-prefeita Regina Braga, este “é um assunto que vamos priorizar e olhar com a devida atenção, não podemos mais adiar mais a questão da Rua Perita”. Regina ainda confirmou a criação de duas secretarias: de Serviços Urbanos e Habitação, a qual vai “trabalhar diretamente com esses assuntos discutidos na reunião e na elaboração de um plano habitacional efetivo”, e de Desenvolvimento Econômico, “para cuidarmos da diversificação econômica da cidade, geração de emprego, atrair empresas, novas opções de trabalho além da mineração”, concluiu a vice-prefeita. Será enviado à Câmara Municipal um projeto de lei para a criação de ambas as secretarias.

Vários direcionamentos foram tomados durante a reunião e algumas ações imediatas serão feitas pelo Poder Público, juntamente com a Defesa Social e com o apoio da Saneouro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

Tomaram posse na cidade de Ouro Preto o jornalista e advogado Ângelo Oswaldo e...

Senac Lafaiete está com vagas abertas para vários cursos gratuitos


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Caixa esclarece que não envia mensagens solicitando senhas, dados ou...

Saiba como investir em bitcoin, moeda mais valorizada no mercado mundial

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_