Campanha de vacinação contra Brucelose melhora vida reprodutiva dos animais
Publicado em 23/02/2020 às 10:50 por Redação
Por Karina Peres
A Campanha de Vacinação contra a Brucelose retornou em janeiro e já visitou diversos distritos. Na terça-feira (18), ela foi realizada em Bandeirantes e imunizou mais de 10 bezerras.
O produtor Antônio Fernandes da Costa Júnior, proprietário da Fazenda Olaria, é atendido pela campanha de vacinação contra a Brucelose há mais de 5 anos. Ele afirmou que graças as vacinas nunca teve casos da doença no rebanho e ainda salientou que ela previne o aborto no animais.
Segundo o veterinário responsável pela campanha, Leonardo Faria Santos, isso acontece porque a bactéria Brucella abortus, que causa a Brucelose, leva as fêmeas a abortarem suas crias. Dessa forma, a vacinação garante uma vida reprodutiva melhor para as fêmeas bovinas.
Leonardo explicou que o foco da vacinação é nas fêmeas pelo fato de que a bactéria é transmitida geneticamente da vaca para o bezerro. Além disso, a imunização acontece nas bezerras de 3 a 8 meses de idade pois segundo o veterinário, é nessa idade que as fêmeas estão saindo do período de imunidade passiva (adquirida da mãe) e indo para uma imunidade ativa, dessa forma, a vacinação reforça os anticorpos das bezerras. Após serem vacinadas, as bezerras recebem uma marcação que segue uma nova regularização do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária).
Brucelose - É uma doença causada por bactérias e pode ser transmitida para os homens por meio de contato com animais infectados ou com produtos derivados do mesmo, como o leite. Por isso, a vacinação é tão importante para o controle da doença.
Se você é produtor rural e possui bezerras de 3 a 8 meses de idade que ainda não foram imunizadas, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural que está localizada no Centro de Convenções - Praça JK, sem nº. Ou entre em contato pelo telefone: 3558-4173.
FOTO: KARINA PERES l PREFEITURA DE MARIANA
Fonte: Prefeitura Municipal de Mariana