Aniversário dos 310 anos de Ouro Preto é comemorado em grande estilo

Publicado em 12/07/2021 às 11:46 por Redação
Assinado o termo de intenções entre a Prefeitura e a FAOP, em parceira com o Governo do Estado. Imagem: Ane Souz


Para a comemoração do 310º aniversário de elevação à Vila Rica foram programadas várias ações que presentearam a cidade e seus cidadãos, na quinta-feira, 08 de julho. O evento foi realizado pela valorização da cultura e patrimônio locais, que tornam a Ouro Preto ainda mais atraente com os elementos que marcaram e mantém a história da cidade, provocando os olhares e a curiosidade de quem a visita.

Seguindo todos os protocolos sanitários contra o Coronavírus, as comemorações iniciaram com uma celebração oficiada por Dom Francisco Barroso (Bispo Emérito da Diocese de Oliveira) na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, a vice Regina Braga e demais representantes do executivo e legislativo municipal, além de pastores evangélicos que deram um tom ecumênico à celebração.

Em seguida, a Casa de Gonzaga foi palco da abertura de quatro exposições artísticas que permanecerão abertas à visitação até o dia 08 de setembro, gratuitamente. São elas: Forma e Alma (Alfredo Ceschiatti); Falas e Tramas (Mariah Sonella); Bambu Trends (Márcia Litchfield) e Na Casa dos Contos (Leandro Vilar e Aurélio dos Santos). Na ocasião, também foi assinado o termo de intenções entre a Prefeitura e a FAOP, em parceira com o Governo do Estado, para capacitação e desenvolvimento de profissionais ligados a arte.

“A Secretaria de Turismo desenvolveu uma série de projetos para essa data tão especial para a cidade e para os moradores, em comemoração os 310 anos de Ouro Preto. Como a Casa de Gonzaga é a casa do turismo, ela também tem que saber receber os turistas, e ela os acolhe de uma forma gratuita e democrática, uma vez que as exposições são acessíveis gratuitamente”, destaca Rodrigo Câmara, secretário Municipal de Turismo, que também articulou uma parceria público-privada para a restauração do “Passo da Coroação de Espinhos”, (Passo da Rua São José), entregue à cidade, no mesmo dia.

“O aniversário de Ouro Preto, 310 anos da criação de Vila Rica, foi intensamente comemorado, por isso celebramos a cidadania ouro-pretana e todos esses acontecimentos. Sintetizo, de uma maneira simples e objetiva, o que é Ouro Preto e o amor que todos nós temos pela nossa cidade”, registrou Angelo Oswaldo que, com orgulho, acompanhou ativamente todas das ações.

Ainda dentro das programações do dia, foi realizada a entrega dos Chafarizes dos Contos e da Praça Tiradentes, devidamente revitalizados, em um ato de preservação do bem patrimonial da cidade. Ainda na Praça, houve a abertura da exposição de fotos de Luiz Fontana, “Espelho da Memória”, com registros da cidade de Ouro Preto feitos entre 1920 a 1950, que podem ser comparadas com fotos de Ane Souz mostrando a atualidade do mesmo local.

“Nós não pudemos estar juntos com toda comunidade em um grande show por conta da pandemia causada pela Covid-19, mas fizemos o que pudemos cumprindo os protocolos sanitários. Foi muito bom poder celebrar com algumas poucas pessoas e com os internautas esse dia tão maravilhoso para Ouro Preto que é 08 de julho”, destaca a secretária Municipal de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro.

A vice prefeita, Regina Braga, agraciou o momento atual e traçou o futuro dizendo que “hoje é um dia muito especial para nós ouro-pretanos, porque reverenciamos toda a nossa história de glória e, ao mesmo tempo, planejamos e conclamamos a união de todos com saúde, principalmente para construirmos um futuro mais próspero, mais digno e mais justo para todas as ouro-pretanas e ouro-pretanos”.

As comemorações foram encerradas na Casa da Ópera, com a parceria da Hindalco Brasil e Câmara Municipal, quando o artista plástico Carlos Bracher realizou uma pintura da cidade de Ouro Preto, in loco, ao som da Orquestra do Pilar. A obra de arte foi oferecida pelo prefeito à Câmara Municipal que também celebra 310 anos de sua criação e entregue ao presidente, vereador, Luiz Gonzaga, logo que foi produzida.

PUBLICIDADE

Prefeitura mantém subsídio e tarifas do transporte coletivo não serão...

Lafaiete receberá apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Excesso Produtivo

Pediatra ensina como fazer máscara de proteção com materiais simples

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_